A Igreja Católica estima em 4 mil pessoas o número de fieis que prestigiaram missa campal no dia 21 de junho, feriado, para a celebração de Corpus Christi na São Felix de Valois. Centenas de cadeiras foram distribuídas no local, na orla, e outras milhares de pessoas acompanharam de pé a missa que precedeu a procissão. O bispo dom Vital Corbellini presidiu os trabalhos, acompanhado dos demais padres titulares de paróquias de Marabá.
Outro destaque foi para o enorme tapete de Corpus Christi confeccionado pelos fieis desde as primeiras horas da manhã ao longo da Rua 5 de Abril, na Marabá Pioneira, que vinha desde a frente da Igreja de São Félix até as proximidades da Catedral. Para isso, com o apoio das autoridades de trânsito, os católicos isolaram cinco quadras. Grupos se dedicavam separadamente à montagem dos painéis, cada um com uma mensagem ou representação.
Leia mais:Os tapetes são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará, o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
Os tapetes, tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros.
Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros. Os tapetes, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde será transladado o Sacramento. Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará.
No Brasil, a tradição é especialmente prevalente em cidades do Sudeste, sendo um componente importante da cultura de cidades históricas, como Ouro Preto. Para sua confecção, grupos de paroquianos reúnem-se na noite anterior ao dia de Corpus Christi, tornando a prática um espaço de sociabilização entre os fiéis.
DATA
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. (Da Redação)