Correio de Carajás

Corpo de Bombeiros forma 40 novos soldados para a região sul-sudeste do Pará

Após a formatura, os militares seguem imediatamente para as respectivas bases onde serão lotados / Fotos: Josseli Carvalho
Por: Kauã Fhillipe e Josseli Carvalho
✏️ Atualizado em 11/01/2026 11h58

A formatura de novos bombeiros militares reforçou, neste sábado (10), o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará no Sul e Sudeste do Estado. O evento foi realizado na Usina da Paz, no Bairro Jardim União, e marcou a conclusão do Curso de Formação de Praças para 40 soldados, que passam a atuar imediatamente no atendimento à população da região.

Após a solenidade, os novos militares foram distribuídos para diferentes municípios, como Marabá, Parauapebas, São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e Redenção. A partir desta semana, os formandos já se apresentam aos respectivos comandos locais, integrando as escalas operacionais dos quartéis e agindo em ações de prevenção, salvamento e combate a incêndios.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jayme Benjó, a formatura representa um avanço importante para a corporação e para a segurança da população. “Esse é um momento muito importante para o Corpo de Bombeiros. A chegada de novos militares fortalece as ações no Sul e Sudeste do Pará, renova a tropa e amplia a nossa capacidade de salvar vidas e proteger a sociedade”, destaca.

Leia mais:
Coronel Jayme: “Com o apoio do Governo do Estado, seguimos fortalecendo a capacitação e ampliando a presença do Corpo de Bombeiros em mais municípios”

Os bombeiros militares atuam em diversas frentes, como salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios urbanos e florestais, além de operações de defesa civil. O trabalho é realizado de forma integrada com outros órgãos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), especialmente em ocorrências de maior complexidade e acidentes de trânsito.

De acordo com a Agência Pará, a formatura em Marabá integra a primeira etapa do maior concurso já realizado pelos Corpos de Bombeiros do Brasil. Ao todo, 455 novos bombeiros militares foram formados em polos distribuídos pelo Estado, incluindo Ananindeua, Abaetetuba, Castanhal, Altamira e Santarém. O investimento supera R$ 3 milhões.