Correio de Carajás

Coronéis da PM começam a atuar no Escola Segura

Ao todo, 10 coronéis da reserva já apresentados pela Seduc realizam ações em 10 Diretorias Regionais de Ensino, para garantir tranquilidade ao ambiente

Os oficiais da PM estão preparados para agir em situações rotineiras e momentos de crise/ Fotos: Daniel Guimarães/ Ascom Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de videoconferência, apresentou nesta segunda-feira (22) os 10 coronéis da reserva da Polícia Militar do Estado responsáveis pelas ações do Programa Escola Segura em 10 Diretorias Regionais de Ensino. Os militares começarão a atuar já nesta quarta-feira (24).

“Parabéns a todos vocês! Festejo o envolvimento em favor da segurança pública nas escolas. Que todo esse engajamento possa permitir e trazer tranquilidade para a comunidade escolar, pais, professores e demais colaboradores. Sei o quanto o envolvimento de vocês é importante nesse processo. Agradeço a todos vocês”, disse o governador Helder Barbalho, que acompanhou a apresentação ao lado do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

O coordenador do Gabinete de Segurança e Convivência Escolar da Seduc, coronel PM Bezerra, destacou que as ações do “Escola Segura” continuam avançando. “Dando continuidade às ações do Programa, estamos recebendo 10 coronéis que serão distribuídos pelo interior do Estado, e com certeza vão trazer um novo trabalho à área de segurança, assessorando os diretores, que por meio dessas ações vão aumentar a sensação de segurança no ambiente escolar”, informou o militar durante a reunião.

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Coronel Bezerra destacou que as ações do “Escola Segura” continuam avançando

Um dos coronéis apresentados é Janderson Souza, responsável pelas ações na Diretoria Regional de Ensino 3, que contempla Abaetetuba e outros municípios da Região de Integração Tocantins. “O trabalho é específico. Vamos assessorar tanto os diretores das escolas quanto os dirigentes das DREs. Todos têm sua parcela de participação no processo”, ressaltou.

Apoio às Regionais – O Programa Escola Segura é uma ação do Governo do Pará que resulta da articulação entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A iniciativa conta com mais de mil policiais militares da ativa, que já estão contratados em jornada extraordinária, e outros 45 da reserva serão convocados para apoiar as regionais de ensino.

Desde o último dia 14 de abril, as escolas da rede estadual de ensino contam com o apoio da frota do Programa e com o aplicativo “Alerta Pará Escola”, para apoio imediato em situações emergenciais em todas as unidades de ensino. Em 2023, os investimentos em segurança na educação já ultrapassam R$ 54 milhões.

Núcleo de Segurança – A partir do “Escola Segura”, a Seduc estabelece o Núcleo de Segurança e Proteção Escolar, com oficiais da Polícia Militar e assessores de segurança pública no órgão central, para monitoramento e planejamento de ações a partir de ocorrências, assim como a definição de protocolos de ação em situações rotineiras e de crise.

A articulação conjunta terá policiais da ativa atuando às proximidades das escolas, com a reestruturação e o reforço da Ronda Escolar e com policiais da reserva no interior das escolas, trabalhando de forma ativa e contínua em harmonia com a comunidade escolar.

A disponibilização gradual dos agentes de segurança pode alcançar mil profissionais, e terá prioridade para escolas com maior vulnerabilidade. O Núcleo também terá disponíveis câmeras da Seduc e das escolas estaduais no Centro de Operações Integradas (COI). A central de monitoramento, que ficará na Seduc, já começou a ser instalada no prédio-sede, em Belém. (Fonte: Agência Pará)