Com base nos dados divulgados neste domingo (10), Marabá contabiliza 171 casos confirmados da covid-19, com 18 internados e 92 orientados a obedecer a quarentena em casa. Ao todo, são 27 mortes, mesmo número de pacientes recuperados da doença no município (índice de 15,7%). Como forma de mapear a população infectada, a prefeitura revelou os núcleos com maior incidência de testes positivos.
Em primeiro lugar, ocupando a posição que nenhum núcleo quer ter, a Cidade Nova aparece com 75 casos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A Nova Marabá vem logo em seguida, com 74 infectados. A atualização deve ser feita aos sábados, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
A Marabá Pioneira, principal ponto de aglomeração no início da quarentena, desabrocha na lista com dez casos confirmados. Na vanguarda, Vila Sororó (4), São Félix/Morada Nova (3), Km 14 (2), Brejo do Meio (1) e Vila União (1) somam 11 infectados no total. A lista leva em consideração os dados do último sábado (9), quando havia 170 verificados com a doença na cidade.
Leia mais:Pacientes com idade compreendida entre 20 e 40 anos são os mais afetados pelo novo coronavírus no município, com 74 registros. Idosos formam 32,9% do total, o equivalente a 56 pacientes. Outros 39 estão na faixa dos 41 aos 60 anos. Com apenas um caso, o da criança de um ano que faleceu, aparece a ordem de zero a 19 anos.
No levantamento por sexo, Marabá assinala maioria de mulheres nas estatísticas, com 89 na somatória. A quantidade de homens infectados equivale, por seu turno, a 47,6% do total, visto que são 81 atestados com a patologia.
No último informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade conta, ainda, com 30 pacientes sob análise (24 internados e seis em UTI) e 54 descartados. A atualização leva em conta o relatório do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Via Twitter, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou, no fim da manhã, que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções estava atendendo 25 pacientes. Até então, no total, 57 foram assistidos e 24 receberam alta. A quantidade de transferidos não foi divulgada. (Da Redação)