Correio de Carajás

Coronavírus: Polícia Civil ganha cabine de desinfecção

A Polícia Civil de Marabá, em parceria com o Grupo Água Norte, instalou uma cabine de desinfecção no prédio da 21ª Seccional Urbana em Marabá. O objetivo do equipamento é dar maior proteção e segurança aos polícias e também à comunidade que usa os sérvios da Polícia Judiciária e ainda à população carcerária, contra a contaminação do novo coronavírus.

Ouvido pela reportagem do CORREIO, o empresário Luiz Otávio Ferreira, proprietário da empresa, explicou que a cabine é uma barreira sanitária, onde a pessoa entra, um sensor é acionado automaticamente e asperge um produto sanitizante registrado na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Luiz Otávio, proprietário da Água Norte, explica como funciona a cabine

Esse produto é o polihexametilenobiguanida, que mata fungos, bactérias e vírus, incluindo o coronavírus,quie por acaso estejam nas vestes, no calçado e em partes do corpo desprotegidas. A proteção dura em torno de oito a 10 horas pelo corpo. Vale dizer que o produto usado não é à base de cloro e não oxida a roupa.

Leia mais:

“É mais uma ferramenta de proteção que o grupo Água Norte desenvolveu pensando num primeiro momento nos nossos colaboradores, que fazem trabalhos em ambientes como hospitais, supermercados e condomínios”, explica Luiz Otávio, acrescentando que a empresa percebeu que essa ferramenta poderia ser oferecida ao público em geral.

O empresário observou que a parceria com a Polícia Civil para colocar o equipamento é por tempo indeterminado e com o suprimento de produto químico feito pelo grupo Água Norte.

Por sua vez, o delegado Thiago Carneiro, superintendente regional de Polícia Civil, observa que a cabine dará maior proteção a todos que frequentam a delegacia central da cidade. Mas salienta que a preocupação primeira é o policial civil, pois já houve casos, no Estado, de afastamento de servidores por estarem com sintomas da covid-19 ou por pertencerem aos chamados grupos de risco. “É a primeira delegacia a contar com esse equipamento no Pará”, declarou Thiago Carneiro.

Por outro lado, o delegado Vinícius Cardoso, diretor da 21ª Seccional Urbana, enalteceu a importância da iniciativa feita pela empresa Água Norte, que se mostrou uma parceira da segurança pública, justamente num momento em que todas as entidades que compõem a sociedade precisam ter essa noção de união para enfrentar o momento difícil imposto pela pandemia do coronavírus, que já fez, até esta quarta-feira (13), quase 40 vítimas em Marabá.

Delegado Vinícius Cardoso, diretor da delegacia, testa a nova ferramenta

Além da cabine de desinfecção, outra medida está sendo adotada nas delegacias do Pará. Trata-se da instalação de telas de proteção acrílica nas mesas dos policiais que trabalham atendendo ao público, notadamente escrivães. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)