• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Coronavírus: PMM toma medidas antes que o caos se instale na cidade

por Redação
19/03/2020
em Cidades
Coronavírus: PMM  toma medidas antes que o caos se instale na cidade

Autoridades municipais anunciaram primeiras medidas contra a chegada da Covid-19

5
Visualizações

A Prefeitura de Marabá adotou novas medidas de prevenção em meio à pandemia do novo coronavírus no país, embora o município não tenha registrado, até o momento, nenhum caso confirmado da COVID-19. Na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório da Prefeitura de Marabá, foi realizada uma coletiva de imprensa, a fim de esclarecer todas as medidas que estão sendo tomadas para prevenção nos setores da Educação, Saúde, Cultura, Esportes, entre outros, e em eventual necessidade o tratamento da COVID-19.

EDUCAÇÃO

A secretária municipal de Educação, Marilza de Oliveira Leite, esclareceu sobre a suspensão temporária das aulas na rede municipal de ensino por 15 (quinze) dias. A decisão, estendida também à rede privada, aconteceu após reunião juntamente com o Conselho Municipal de Educação. Foi informado, porém, que amanhã, quinta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino ainda terão que ir à escola para acompanhar as recomendações dos professores. De acordo com a professora Marilza Leite, secretária de educação, não se trata de férias, portanto a recomendação é para a permanência das crianças em casa. Os 200 dias letivos não serão comprometidos haverá um ajustamento no calendário letivo para cumprir o que estabelece a legislação.

SAÚDE

As informações repassadas por Luciano Lopes Dias, secretário municipal de saúde, afirmam que Marabá não registra nenhum caso de vítima do coronavírus. E que em caso de um paciente apresentar sintomas da COVID-19, deve primeiramente procurar a Unidade Básica de Saúde, onde será atendido por um clínico geral. O clínico identificará os parâmetros da doença, acionará uma equipe de contingência, o paciente ficará em uma sala isolada do posto de saúde e uma equipe externa ficará responsável pela coleta do sangue, para realizar o exame. Logo em seguida, o paciente será levado para a residência dele sendo medicado e assistido com todos os insumos devidos, aguardando o resultado do exame durante 72 horas, em isolamento.

Caso o resultado seja positivo, o indivíduo será encaminhado para o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, porém na situação de não haver vagas, o paciente será transferido para o Hospital de Guarnição de Marabá (HguMba), em outra hipótese, esgotando as vagas no HguMba a pessoa será enviada para um ala especial que foi montada no Hospital Municipal de Marabá (HMM).

Para o paciente que chegar com sintomas diretamente no HMM, haverá uma triagem especial. Lá estão sendo montados dez leitos com ventiladores mecânicos para ajudar na respiração, uma vez que, a doença acomete principalmente o sistema respiratório. Caso se agrave o estado do paciente, o indivíduo será encaminhado para os outros hospitais já mencionados.

O Centro de Especialidades Integradas e o Centro de Referência da Mulher (Crismu) terão suas agendas refeitas. As pessoas no grupo de alto risco, crianças e idosos, terão suas consultas remarcadas para outro momento a fim de evitar que saiam das residências para consulta médicas eletivas, se for uma consulta de urgência será atendida, e as consultas nestes dois centros serão reduzidas a 50% para evitar aglomerações nestes espaços.

Em caso de sintomas suspeitos que são febre e dificuldade de respirar, e se tiver viajado para áreas onde já há a presença do vírus, a pessoa pode ligar para o Samu no 192.

Comentários
Tags: CoronavírusCovid-19MarabáPará
Matéria anterior

Parauapebas: Bandidos rendem pai, invadem casa e executam filho

Próxima matéria

Jacundá declara situação de emergência e adota outras medidas contra a Covid-19

RelacionadaMatérias

Em arrastão por Marabá, polícia fecha 130 bares no 1º dia após decreto estadual
Cidades

Em arrastão por Marabá, polícia fecha 130 bares no 1º dia após decreto estadual

22/01/2021
360
Defensoria e MP vão à Justiça para obrigar Manaus a publicar lista de vacinados
Cidades

Defensoria e MP vão à Justiça para obrigar Manaus a publicar lista de vacinados

22/01/2021
41
Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
Cidades

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro

22/01/2021
46
Próxima matéria
Jacundá declara situação de emergência e adota outras medidas contra a Covid-19

Jacundá declara situação de emergência e adota outras medidas contra a Covid-19

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019