Correio de Carajás

Coronavírus: PMM toma medidas antes que o caos se instale na cidade

A Prefeitura de Marabá adotou novas medidas de prevenção em meio à pandemia do novo coronavírus no país, embora o município não tenha registrado, até o momento, nenhum caso confirmado da COVID-19. Na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório da Prefeitura de Marabá, foi realizada uma coletiva de imprensa, a fim de esclarecer todas as medidas que estão sendo tomadas para prevenção nos setores da Educação, Saúde, Cultura, Esportes, entre outros, e em eventual necessidade o tratamento da COVID-19.

EDUCAÇÃO

A secretária municipal de Educação, Marilza de Oliveira Leite, esclareceu sobre a suspensão temporária das aulas na rede municipal de ensino por 15 (quinze) dias. A decisão, estendida também à rede privada, aconteceu após reunião juntamente com o Conselho Municipal de Educação. Foi informado, porém, que amanhã, quinta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino ainda terão que ir à escola para acompanhar as recomendações dos professores. De acordo com a professora Marilza Leite, secretária de educação, não se trata de férias, portanto a recomendação é para a permanência das crianças em casa. Os 200 dias letivos não serão comprometidos haverá um ajustamento no calendário letivo para cumprir o que estabelece a legislação.

Leia mais:

SAÚDE

As informações repassadas por Luciano Lopes Dias, secretário municipal de saúde, afirmam que Marabá não registra nenhum caso de vítima do coronavírus. E que em caso de um paciente apresentar sintomas da COVID-19, deve primeiramente procurar a Unidade Básica de Saúde, onde será atendido por um clínico geral. O clínico identificará os parâmetros da doença, acionará uma equipe de contingência, o paciente ficará em uma sala isolada do posto de saúde e uma equipe externa ficará responsável pela coleta do sangue, para realizar o exame. Logo em seguida, o paciente será levado para a residência dele sendo medicado e assistido com todos os insumos devidos, aguardando o resultado do exame durante 72 horas, em isolamento.

Caso o resultado seja positivo, o indivíduo será encaminhado para o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, porém na situação de não haver vagas, o paciente será transferido para o Hospital de Guarnição de Marabá (HguMba), em outra hipótese, esgotando as vagas no HguMba a pessoa será enviada para um ala especial que foi montada no Hospital Municipal de Marabá (HMM).

Para o paciente que chegar com sintomas diretamente no HMM, haverá uma triagem especial. Lá estão sendo montados dez leitos com ventiladores mecânicos para ajudar na respiração, uma vez que, a doença acomete principalmente o sistema respiratório. Caso se agrave o estado do paciente, o indivíduo será encaminhado para os outros hospitais já mencionados.

O Centro de Especialidades Integradas e o Centro de Referência da Mulher (Crismu) terão suas agendas refeitas. As pessoas no grupo de alto risco, crianças e idosos, terão suas consultas remarcadas para outro momento a fim de evitar que saiam das residências para consulta médicas eletivas, se for uma consulta de urgência será atendida, e as consultas nestes dois centros serão reduzidas a 50% para evitar aglomerações nestes espaços.

Em caso de sintomas suspeitos que são febre e dificuldade de respirar, e se tiver viajado para áreas onde já há a presença do vírus, a pessoa pode ligar para o Samu no 192.