O bispo Dom Vital Corbellini, da Diocese de Marabá, divulgou nesta sexta-feira (28) orientações para a prevenção ao Coronavírus (COVID 19) direcionadas aos católicos da região, considerando a propagação do vírus que está sendo detectado em vários países, inclusive no Brasil, onde já foi confirmado um caso.
De acordo com o comunicado, é orientado às comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, serviços e pessoas de boa vontade que o Pai Nosso, principal oração cristã, seja rezado de mãos erguidas, evitando dar-se a mão para a pessoa vizinha, o que é comum no rito.
Sugere ainda que seja evitada a saudação do abraço da paz, que faz parte da missa, mas que os fiéis sigam desejando o bem querer de Cristo para a outra pessoa. Aos sacerdotes, diáconos e ministros extraordinários da comunhão, foi orientado que a hóstia seja entregue na mão do fiel e não levada à boca porque o vírus é transmitido não só pelo contato físico, mas também pela saliva.
Leia mais:“Pedimos a compreensão e o seguimento dessas orientações eclesiais para o bem-estar de todo o povo de Deus e também das normas sanitárias provenientes das autoridades governamentais, em vista da vida, da saúde pública na qual fazemos parte como pessoa humana, na família, na comunidade e na sociedade”, diz o posicionamento. (Luciana Marschall)