A dois meses da COP30, 79 países já garantiram hospedagem em Belém, segundo atualização divulgada nesta quarta-feira (17), pelo governo brasileiro e pelo Bureau da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Outros 70 países ainda negociam acomodações.
Para atender às delegações, o Brasil disponibilizou mais de 42 mil quartos em Belém e região metropolitana, distribuídos entre hotéis, cabines em navios, apartamentos de temporada em serviços online como Airbnb e Booking, além de pacotes oferecidos pela Bnetwork, que é a plataforma oficial de hospedagem da COP30.
Uma força-tarefa criada em agosto, com participação do governo federal, estadual e da Presidência da COP30, tem atuado diretamente com cada país para resolver questões de hospedagem, transporte e saúde.
Leia mais:Durante a reunião desta manhã, foi discutido o combate a preços abusivos na rede hoteleira e em plataformas digitais. Após pressão de órgãos como Procon e Ministério Público, empresas de hospedagem bloquearam anúncios irregulares e passaram a emitir alertas quando os valores ultrapassam a média de mercado.
Autoridades brasileiras destacaram ainda o simbolismo da escolha de Belém como sede da conferência. “Organizar a primeira COP no coração da Amazônia é reforçar a mensagem de que as florestas são centrais no combate às mudanças climáticas”, afirmou o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente.
Aumento da diária para delegados
O secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, anunciou o aumento da Diária das Nações Unidas (DSA) para Belém: de US$ 144 para US$ 197, voltada a delegados de 144 países em desenvolvimento, incluindo os menos desenvolvidos (LDCs) e os pequenos Estados insulares (SIDS). A medida foi recebida como apoio adicional para viabilizar a participação internacional.
Apesar do avanço, o governo brasileiro ainda considera o valor insuficiente diante dos custos locais e sugeriu à ONU a criação de uma taxa ad hoc, exclusiva para a COP30, que facilitaria a presença de países em desenvolvimento.
A COP30 reunirá chefes de Estado, negociadores e representantes da sociedade civil de quase 200 países. A Cúpula de Líderes, evento paralelo, ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, antecedendo as negociações oficiais.
(Fonte: CNN Brasil/Mariana Grasso)