Neste segundo domingo de outubro, milhões de fiéis saem às ruas de Belém para viver mais uma edição do Círio. Para a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com a realização da COP 30 em novembro, a expectativa é que o número de pessoas nas procissões aumente ainda mais.
Segundo o diretor de Procissões da DFN, Mário Tuma Jr., há certeza de que o número de pessoas será maior em todas as 14 romarias oficiais do Círio.
“Eu tenho certeza que este ano o número de pessoas será bem maior […] Muita gente que vem para a COP já está em Belém e vai poder participar do Círio”, afirma.
Leia mais:![]()
A percepção de que o número de fiéis nas procissões do Círio terá um aumento em relação ao passado foi confirmada na primeira das 14 romarias oficiais, realizada na quinta-feira (8): o Traslado dos Carros.
“Foi uma romaria perfeita, muito bonita, com uma quantidade de pessoas que me surpreendeu assustadoramente”, comenta Mário Tuma Jr.
Segurança
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) afirma que, para que as procissões transcorram sem nenhum problema, sobretudo as maiores em número de pessoas (Trasladação e Círio), é necessária uma preparação que dura o ano inteiro.
De acordo com Sérgio Reis, diretor-secretário da DFN, é um desafio fazer uma festa que mexe com a fé da população e trabalhar com esse quantitativo de pessoas.
Por isso, os membros da Diretoria da Festa dizem que o trabalho para que tudo transcorra bem envolve a reunião de vários grupos, como Forças Armadas, Forças de Saúde, Forças de Segurança e voluntários.
Mário Tuma Jr. destaca, por exemplo, que o quantitativo de segurança (estadual, federal, de saúde, etc.) foi ampliado em todas as romarias de 2024, devido à preocupação com a segurança dos fiéis e a presença de turistas.
O governo do Pará informou que a Operação Círio 2024 disponibilizou mais de 12 mil agentes das esferas estaduais, municipais e federais para garantir maior tranquilidade aos romeiros, turistas e à população nos eventos da Quadra Nazarena.
A Força Nacional do SUS também já iniciou a atuação no Círio de Nazaré, com 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com o objetivo de garantir resposta rápida e integrada a emergências em saúde durante o evento.
Romeiros
O diretor-secretário da DFN, Sérgio Reis, conta que neste ano foi dado um atendimento especial aos peregrinos que vêm pelas estradas de várias cidades do Pará em direção a Belém para participar do Círio.
A DFN destaca que, a cada ano, o número de pessoas que vêm caminhando pelas estradas aumenta cada vez mais. Segundo a Diretoria, são mais de 30 mil pessoas.
“Isso levou a um aumento significativo do nosso número de postos de atendimento que colocamos nas estradas. Temos hoje 28 postos de atendimento ao longo das estradas”, diz Sérgio Reis.
Uma novidade adotada foi a disponibilização de postos com QR Code ao longo da estrada. Se o peregrino marcar sua passagem em todos os postos até a Basílica, ele recebe um certificado virtual de peregrino oficial.
“Tem como finalidade incentivar e prestigiar essas pessoas que vêm pela estrada, de várias localidades do estado”, afirma o diretor-secretário da DFN.
Nesses postos, são disponibilizados serviços essenciais como alimentação, primeiros socorros e pontos de repouso. O objetivo é permitir que o romeiro/peregrino possa pagar sua promessa e prestar sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré da maneira que deseja.
Fé e esperança
O diretor-secretário Sérgio Reis fala que a devoção a Nossa Senhora de Nazaré é tão forte que chega a definir a característica do povo paraense.
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré chega a definir a nossa característica enquanto povo, enquanto população. Então, é muito forte isso para todos nós que nascemos, que moramos em Belém, no estado do Pará— diretor-secretário Sérgio Reis
Já o Diretor de Procissões, Mário Tuma Jr., diz que, se em cada romaria realizada for convertido um coração, já valeu a pena.
O foco da nossa romaria é Nossa Senhora, é levar Nossa Senhora para o público. Se cada romaria que realizarmos converter um coração, já valeu a romaria. É assim que determinamos tudo e temos fé em Deus a cada ano que passa — Diretor de Procissões, Mário Tuma Jr.