O andamento das obras anunciadas como legado da COP 30 e a matriz de responsabilidades do evento, que será realizado na capital paraense, no ano de 2025, foram os principais pontos da reunião realizada, nesta quarta-feira (24), na sede do Palácio do Governo do Pará, em Belém.
Anfitrião do encontro, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan apresentaram os investimentos previstos para a capital do Pará, em reunião com o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, o Ministro das Cidades, Jader Filho, e o secretário Extraordinário para a COP30 (SECOP), Valter Correia.
De acordo com o chefe do executivo paraense, “este é um importante momento para a cidade, em que estamos debatendo a implementação de ações para as vocações, particularmente destacadas a do turismo. A partir do impulso de equipamentos públicos que chegam como soluções de mobilidade, soluções de saneamento, soluções de infraestrutura para a nossa capital”, destacou Helder Barbalho.
Leia mais:Durante a reunião, a comitiva do governo estadual destacou ainda os investimentos realizados para o desenvolvimento social, por meio das ações de capacitação da sociedade, com destaque às áreas de turismo, produção alimentícia, segurança do trabalho e infraestrutura. De acordo com a gestão, mais de mil pessoas foram capacitadas nestes segmentos até junho deste ano.
“Essa é uma oportunidade única que estamos vivendo, e nós temos que estar unidos em prol desse objetivo. Espero que a gente possa, em conjunto, alinhar todas as nossas prioridades. Nós vemos que o planejamento que foi feito está sendo cumprido à risca”, avaliou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual COP30, Hana Ghassan.
A execução dos projetos em andamento na capital paraense foi outro assunto destacado pelos participantes do evento. Após a reunião, a comitiva das esferas federal, estadual e municipal realizou uma visita ao Centro Administrativo da COP30 em Belém. Localizado ao lado do Palácio dos Despachos, o centro funcionará como um escritório para os profissionais do Comitê Estadual COP 30, que são responsáveis pelos preparativos para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas.
(Agência Pará)