Correio de Carajás

Contação de histórias valoriza cultura africana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O folclore africano será o centro das histórias infantis contadas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás em novembro. On-line e gratuita, a programação integra a agenda especial alusiva ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer a influência africana na formação da identidade brasileira e valorizar a cultura negra.

Nesta terça-feira (17), o mistério gira em torno do conto “Açúcar Mascavo em busca das suas origens”, escrito por Assucena Pereira. Nessa história, a palhaça Açúcar Mascavo sai à procura de sua origem no continente africano. Em meio a trapalhadas, ela conhece um universo de potencialidades, com deuses e deusas, e que, finalmente, pode chamar de lar.

Na última contação de histórias do mês, a programação será traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo intérprete Charlles Guedes. Dia 24 de novembro, “Alafiá – conto africano sobre o surgimento do fogo” vai desvendar a lenda da Grande Pantera, encarnação do Trovão, a partir do olhar de uma menina que mora em uma aldeia na companhia de um papagaio. Para acompanhar a agenda de contação de história, que acontece sempre às 20h, basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Leia mais:

Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas, como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) e ainda, o Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES) e Centro Cultural Vale Maranhão (MA).  Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação on-line gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos. (Divulgação)

Serviço

“Açúcar Mascavo em busca das suas origens”

Quando: 17 de novembro, às 20h.

 “Alafiá – Conto africano sobre o surgimento do fogo”

Quando: 24 de novembro, às 20h.

 Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Comentários

Mais

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão mexendo com as emoções dos brasileiros – e com o bolso. Quem diz isso são os…
Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Enganoso Montagem engana ao trazer parte de uma frase dita pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, em…
Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Enganoso É enganosa a publicação em um site conservador brasileiro afirmando que “Anvisa confessa ineficácia de máscaras e diz se…
É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

Enganoso É enganosa postagem que aponta para o fim do programa Bolsa Atleta no governo Bolsonaro em 2020. No ano…
Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

O Diário Oficial da União traz hoje (29) a Lei 14.188/2021, que prevê que agressores sejam afastados imediatamente do lar ou do local de convivência com a mulher em casos de risco…
Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no…