A Policlínica de Marabá está com 65% das obras concluídas, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023. A Unidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) contribuirá para a descentralização do atendimento de saúde, na região Sudeste. São dois pavimentos construídos em uma área de cerca de 2.380 m². A obra iniciada em julho de 2022, tem investimento de mais de R$ 28 milhões.
A nova unidade ofertará mais de 30 especialidades médicas, polo completo de diagnóstico com tomografia, ressonância e área cardiológica, atendimento ambulatorial, fisioterapia, além de um Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
As Policlínicas são experiências bem-sucedidas na gestão de saúde do Estado. Atualmente, estão em funcionamento no Pará três unidades: Metropolitana, em Belém; Lago dos Caetés, em Capanema; e a do Lago do Tucuruí, em Tucuruí. Trata-se de um projeto que levará para diferentes regiões paraenses tratamentos com maior qualidade, para reduzir a necessidade de grandes deslocamentos dos moradores locais.
Leia mais:Nas Policlínicas são realizados atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica (UBS), com necessidade de exames, procedimentos de média complexidade e atendimentos pós-cirúrgicos. As Policlínicas são criadas para desafogar as demandas de consultas e especialidades nos Hospitais Regionais da rede pública estadual.
“As nossas experiências com as Policlínicas em funcionamento são excelentes, além de transformar a saúde na capital, conseguimos levar atendimento de muita qualidade para outras regiões. É uma marca da gestão do Governo do Estado. A população de Marabá e de municípios da região será muito bem atendida. As obras estão andando e logo entregaremos a Policlínica para eles”, declarou o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.
Além da unidade de Marabá, outras três policlínicas estão atualmente em diferentes estágios de construção nos seguintes municípios: Breves, Altamira e Santarém.
(Agência Pará)