Correio de Carajás

Conselho do Fundeb ganha nova diretoria em Marabá

A cerimônia de eleição e posse do conselho aconteceu no auditório da Escola Municipal José Mendonça Vergolino

Foi eleita e apresentada na manhã desta quarta-feira, 14, a nova diretoria do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para exercer um mandato de quatro anos.

A cerimônia de eleição e posse aconteceu no auditório da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira com participação de educadores da rede municipal de ensino e demais servidores de outros departamentos e de representantes da sociedade civil em geral, além de alunos e pais de alunos.

Tem direito a assento no novo Conselho do Fundeb, 50% de representantes da sociedade civil e 50% de representantes do Poder Executivo. O educador Antônio Wagner Lopes da Silva foi eleito para presidir a entidade pelos próximos quatro anos, tendo como vice o representante da sociedade civil, Gilton Rolin, representante da Obra Kolping do Brasil, em Marabá.

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“Foi votado por unanimidade e nossa perspectiva é sempre melhorar o nosso trabalho em prol da sociedade marabaense principalmente a transparência dos recursos públicos. Nosso desafio é a aplicação correta dos recursos federais e é papel do Conselho estar fiscalizando esses recursos”, avaliou Wagner Lopes da Silva.

Para o representante da sociedade civil estar como vice presidente do Conselho é um grande desafio. “Estamos com um desafio muito grande e agradecido pela confiança que os conselheiros depositaram em nosso trabalho para os próximos quatro anos e dizer que é uma alegria fazer parte desse Conselho, em estar acompanhando a aplicação dos recursos da educação em Marabá”, resumiu Gilton Rolin.

O Conselho do Fundeb tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O Fundo foi criado com o objetivo de fazer com que haja menos desigualdade de recursos entre as redes de ensino.