Correio de Carajás

Conselho Diocesano se em favor do povos da Amazônia

Mais de 120 pessoas vindas de outras paróquias, pastorais e movimentos se reuniram em Marabá com o intuito de debater e refletir o tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Outras ações também foram tomadas em relação aos eventos da igreja para o ano que vem.

O Conselho Diocesano de Pastoral se reuniu no centro pastoral, localizado no núcleo Cidade Nova. Os debates foram em torno da preservação da Amazônia e, principalmente, a preocupação com a diversidade dos povos, tanto os indígenas, como os ribeirinhos, que usam a floresta e o rio como meio de sobrevivência.

Foi refletido também o discurso que o Papa Francisco fez em Puerto Maldonado sobre a Amazônia. Nele, o pontífice ressaltou a importância de ver a o território amazônico como uma área habitada e não somente como uma despensa dos recursos naturais. O tema está sendo debatido no mundo todo por conta do Sínodo que ocorrerá ano que vem no Vaticano.

Leia mais:

Segundo o Bispo Dom Vital Corbellini, a Igreja deve estar presente nas lutas dos povos que habitam na Amazônia, embora, nem sempre seja possível, devido às distâncias e transformações socioeconômicas na região. “É preciso uma maior presença da Igreja católica junto às comunidades. Uma missão encarnada exige repensar a presença da Igreja na imensidão do território e de sua diversidade cultural”, afirma o bispo.

As missas realizadas no encontro foram celebradas pelo bispo dom Vital e demais sacerdotes. Além disso, o conselho estabeleceu ações para a comemoração dos 40 anos de existência da Diocese de Marabá no ano de 2019. Na ocasião, foi lançado o brasão diocesano, e a logo marca dos 40 anos da Diocese.

Como ação principal, foi escolhido um tema único para todas as paróquias que realizarão o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2019: Rainha da Amazônia, alegria e amor na Diocese de Marabá. Segundo o Bispo, é preciso uma maior presença da Igreja católica junto às comunidades. (Adriana Oliveira)