📅 Publicado em 09/12/2025 09h57
Nesta terça-feira (9) acontece o congresso técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF). Na prática, será o pontapé inicial para o Campeonato Paraense de 2026, pois durante o evento será realizado o sorteio dos grupos dos 12 times que participam da Série A. O congresso será no Chalé Vitória – Hotel Boutique, em Icoaraci, distrito de Belém.
O encontro reúne dirigentes, representantes de clubes e a organização da competição para a apresentação oficial das diretrizes da temporada.
O sorteio dos times tem sete regras básicas: Remo e Paysandu são cabeças de chave; o Re-Pa acontece na 4ª rodada; São Francisco e São Raimundo ficam em potes diferentes; o clássico Rai-Fran será em fim de semana diferente do Re-Pa; o sorteio define quem será o mandante do Rai-Fran; times que dividem estádio podem se enfrentar na última rodada; e ninguém joga três vezes seguidas como mandante ou visitante.
Leia mais:Diferente dos últimos anos, o Parazão será dividido em dois grupos de seis times cada e os jogos serão entre os grupos. Cada time fará três jogos em casa, três jogos fora. Não haverá partidas entre os clubes da mesma chave. Após seis rodadas, os oito melhores se classificam para as quartas de final (em partida única), enquanto os 2 piores caem para a Série B. Já o 9º e o 10º colocado ficam numa espécie de “limbo”. Não disputa mais nada, mas estão garantidos na elite do ano seguinte.
Os times que integram a primeira divisão do futebol paraense em 2026 são Águia de Marabá, Amazônia Independente, Bragantino, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Clube do Remo, Paysandu, Santa Rosa, São Francisco, São Raimundo e Tuna Luso.
Os 12 times da elite estão divididos em sete cidades: Belém (4 times), Santarém (3), depois vêm Marabá, Cametá, Bragança, Castanhal e Capitão Poço, ambos com um representante.
