Durante esta semana (período de 4 a 6), aconteceu em Salvador (BA), o 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O primeiro tema abordado foi a Atenção Primária à Saúde, tema extremamente relevante para os municípios, que necessitam de projetos para receber mais recursos do Ministério da Saúde específico para este setor da saúde.
Entre as autoridades que participaram do debate em torno desse assunto estava o assessor da Atenção Primária, do Ministério da Saúde, para a Região Norte do País, Sezostrys Alves da Costa. Ele é de Palestina do Pará e representou a região sudeste do Estado no congresso, que ocorreu no Centro de Convenções de Salvador.
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo. O setor abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O objetivo é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Leia mais:Considerado um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública realizados no Brasil, o Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde reuniu gestores, trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de 2.244 municípios das duas regiões do Brasil.
Outros temas debatidos durante o congresso foram Atenção Especializada à Saúde; Tecnologia e Inovação; Vigilância em Saúde, Economia da Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; e Saúde Digital.
(Da Redação)