Correio de Carajás

Confraternização da Polícia Civil reúne autoridades e Imprensa em Marabá

Os delegados Walter Resende e Vinicius Cardoso agradeceram a todos pela presença (Fotos: Evangelista Rocha)

Na tarde/noite deste sábado (25), autoridades regionais, Imprensa e representantes de órgãos de segurança se reuniram para uma ocasião diferente do costume: uma confraternização, para celebrar as parcerias e estreitar laços com muita diversão. Muita música ao vivo embalou o momento que fugiu da rotina de trabalho. O evento aconteceu no Império Eventos, na Av. Sororó, Bairro Liberdade.

Presente, o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende de Almeida, expressou a relevância do encontro da Superintendência Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, como um momento crucial para o órgão, de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido a quem chamou de dedicados servidores. O secretário regional de governo do sudeste do Pará, João Chamon Neto, também prestigiou o evento.

O delegado geral de Polícia Civil, Walter Resende, falou sobre o trabalho árduo da superintendência do sudeste do Pará   (Foto: Evangelista Rocha)

Durante o evento, Walter ressaltou os resultados positivos alcançados pela regional, afirmando que os esforços estão dentro do planejado, e a Polícia Civil está cada vez mais fortalecido. “Momentos como esse não apenas reconhecem o trabalho árduo dos policiais, mas também promovem a união e o entretenimento”, pontuou.

Leia mais:

Quanto aos planos para a cidade de Marabá, o delegado garantiu que, a partir de dezembro, iniciará a construção da delegacia do município. A estrutura abrigará não apenas a Divisão de Homicídios, mas também o Núcleo de Apoio à Inteligência Policial.

Ao abordar as melhorias na estrutura da Polícia Civil, Walter anunciou a renovação da frota a partir de janeiro: “Estamos renovando completamente nossa frota de veículos, com a substituição de todas as viaturas até maio ou junho do próximo ano”, explicou. Ele enfatizou que a falta de espaço físico adequado é um desafio, mas a construção da delegacia em Marabá é um passo significativo.

Sobre o contingente de servidores, Almeida destacou o maior concurso público da história da Polícia Civil. Segundo ele, foram mais de mil e trezentos novos servidores, o que representa um aumento de 65% no contingente. Estamos ampliando, melhorando e qualificando nosso atendimento em todas as regiões do estado”, disse o delegado.

No que diz respeito ao combate à criminalidade, Walter ressaltou a constante atuação da polícia, caracterizando a atividade como constante e ininterrupta. Também observou que o governador Helder Barbalho tem um olhar sensível para a questão da segurança, o que tem gerado grande investimento no setor. Ele detalhou os investimentos em diversas áreas da segurança pública, incluindo a criação da Secretaria Penitenciária.

“Nós estamos no quinto ano consecutivo de redução da criminalidade. Esse resultado reflete os investimentos que temos feito. Estamos buscando melhorias constantes e um grande investimento para aprimorar ainda mais nosso atendimento à população”, concluiu.

Anfitrião da confraternização de 2023, o superintendente regional, delegado Vinicius Cardoso das Neves, também falou sobre a ocasião e caracterizou como um momento de celebrar, lembrando que, ao longo do ano, a Polícia Civil, juntamente com os parceiros, enfrenta desafios juntos.

O superintendente Vinicius Cardoso bateu na tecla de reduzir os indicativos de criminalidade  (Foto: Evangelista Rocha)

Durante sua fala, houve a comemoração pelos resultados positivos alcançados ao longo do ano. “O Pará como um todo tem reduzido os indicadores de criminalidade ano após ano, e Marabá e região não são exceções. No entanto, não estamos simplesmente encerrando o ano; estamos comemorando e continuaremos empenhados até o final de dezembro para não perdermos as metas estabelecidas. Ainda há muito trabalho pela frente em 2024”, afirmou.

Quanto às perspectivas para o novo ano, destacou-se a expectativa de novos concursos e a continuidade dos esforços para reduzir os indicativos de criminalidade e fortalecer ainda mais a estrutura da Polícia Civil na região.

Em relação a uma pergunta polêmica sobre a continuidade no cargo em 2024, o delegado expressou otimismo. “Eu espero que sim. Depende do meu chefe, mas a expectativa é de dar continuidade ao trabalho desenvolvido. A polícia atua em extrema sintonia, com a polícia regional trabalhando em conjunto com a delegacia geral na capital. A expectativa é de continuidade na gestão”, concluiu o representante. (Thays Araujo)

 

Fotos: Evangelista Rocha