Correio de Carajás

Confirmada greve para hoje

Os 380 profissionais – a grande maioria motoristas e cobradores – que trabalham nas duas empresas de transporte público em Marabá vão cruzar os braços a partir dos primeiros minutos desta terça-feira (18). A confirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul e Sudeste do Pará (Sintrarsul), Geraldo Dean Silva. A paralisação vai atingir os 40 mil usuários diários do transporte coletivo na cidade. No máximo 14 veículos estarão nas ruas, o que corresponde a cerca de 30% da frota, que é utilizada atualmente.

Segundo Geraldo Dean, as dívidas que as empresas acumulam com o trabalhador são muitas: dois meses de auxílio-alimentação,salário do mês de novembro e primeira parcela do 13º salário. O sindicalista pediu desculpas aos usuários do transporte público em Marabá, mas deixa claro que o trabalhador não vê outra saída neste momento.

Ainda de acordo com Geraldo Dean, durante a reunião da última sexta-feira (14), nem as empresas e tampouco a prefeitura mostraram interesse em resolver a situação do transporte público em Marabá.

Leia mais:

Ainda conforme Geraldo, o advogado do Sintrarsul comunicou oficialmente nesta segunda-feira a prefeitura municipal e também o Ministério Público sobre a paralisação. “Pedimos desculpas à população, mas decidimos tomar essa decisão para chamar a atenção das autoridades sobre esse problema que os trabalhadores estão vivendo”, explica.

Por outro lado, o responsável pela empresa TCA em Marabá, João Martins, que disse que realmente a empresa enfrenta dificuldades financeiras para operar na cidade, tanto é que passa por situação de recuperação judicial, porém afirmou que tem usado o lucro diário dos ônibus para fazer o pagamento dos funcionários, e que uma paralisação só pioraria as situação financeira da empresa e consequentemente os repasses aos funcionários.

Para o presidente do Sintrarsul, a construção de um terminal de integração – como ocorre nas grandes cidades do País – é uma saída para melhorar o transporte, mas os trabalhadores do setor não podem esperar pela construção dessa estrutura para poderem receber os seus direitos que estão atrasados.

SAIBA MAIS

Segundo o secretário municipal de Planejamento,Karam El Hajjar, em recente entrevista ao CORREIO, as empresas que exploram os erviço em Marabá procuraram o município para propor a construção do terminal,que seria bancado pelas empresas, um investimento de R$ 1,2 milhão. O local escolhido fica na Avenida Verdes Mares, na Nova Marabá (entre as Folhas 22 e 23), uma área pública, cuja construção depende de aprovação da Câmara Municipal de Marabá (CMM), mas o projeto ainda não foi analisado, votado e aprovado. (Chagas Filho)