A confiança do comércio no Brasil cresceu em dezembro e atingiu o maior valor em mais de 5 anos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (26).
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 5,7 pontos em dezembro, ao passar de 99,4 para 105,1 pontos, o maior valor desde abril de 2013 (105,6). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 5,5 pontos, na terceira alta consecutiva.
“A confiança do comércio encerra 2019 com alta expressiva no quarto trimestre. É a primeira vez desde março de 2014 que o índice ultrapassa os 100 pontos, limite que identifica a transição para níveis elevados de confiança”, destacou Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.
Leia mais:“Depois de passar por períodos turbulentos ao longo do ano, como a greve dos caminhoneiros e o período eleitoral, os comerciantes esperam aumento de vendas neste final de ano e têm boas expectativas para o começo de 2019. A sustentação dessa recuperação dependerá da continuidade da melhoria do mercado de trabalho e da redução da incerteza”, acrescentou.
Segundo o levantamento da FGV, houve aumento da confiança em 11 dos 13 segmentosdo comércio, influenciada pela melhora tanto da percepção dos empresários com relação à situação atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice de Situação Atual subiu 4,1 pontos, para 97,4 pontos, na 3ª alta seguida, registrando o maior valor desde abril de 2014 (99,8 pontos). Já o Índice de Expectativas também registrou o terceiro resultado positivo consecutivo, ao subir 7,0 pontos e atingir 112,5 pontos, o maior valor desde fevereiro de 2011 (115,9 pontos).
Confiança da construção encerra 2018 no maior nível em 4 anos
O resultado do comércio acompanha a confiança da construção, divulgada também nesta quarta-feira e que terminou 2018 em seu maior nível em quatro anos. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,8 ponto e foi a 85,5 pontos em dezembro na comparação com o mês anterior, o maior patamar desde dezembro de 2014.
Diversos indicadores têm mostrado uma melhora na confiança de consumidores e empresários. A confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior nível desde abril de 2014, segundo mostrou levantamento divulgado pela FGV na semana passada. (Fonte:G1)