Correio de Carajás

Conferência Municipal desafia inclusão em Marabá

Evento acontece quinta e sexta-feira, 26 e 27 de outubro, na Câmara Municipal de Marabá

Nacélio conclama familiares de pessoas com deficiência para participarem da conferência esta semana, em Marabá

Nos dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira), Marabá realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência que vai acontecer no plenário da Câmara de Marabá.

Com o objetivo de discutir e articular propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência, entidades, representantes do governo e da sociedade civil irão, juntas, mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas.

Com o tema “Cenário atual e futuro da implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, quem tiver interesse pode participar do evento, que é aberto ao público.

Leia mais:

Para Nacélio Madeiro, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e integrante da Associação dos Deficientes Visuais de Marabá, é importante a participação de pais, familiares e amigos de pessoas com deficiência, para que juntos possam criar e debater sobre os dispositivos legais para que o município e o estado possam colocar em prática.

“Precisamos garantir os direitos em um âmbito geral e, é nesse momento de conferência que temos a participação da sociedade e de entidades que amparam e trabalham com as pessoas com deficiência para colocarmos no papel e em prática”, disse Nacélio, ressaltando que essa etapa antecede as conferências estadual e federal.

Membro do Conselho, ele explica que dentro os avanços está a criação do Conselho Municipal e dos núcleos de acessibilidade nas universidades, tanto na federal como na estadual, que atendem os discentes de nível superior.

Além disso, Nacélio enfatiza os centros de apoio a pessoa surda, pessoa com autismo e Apae. “Estamos todos unidos, lutando por melhor qualidade de ensino e de políticas públicas para as pessoas com deficiência e, claro, tendo um apoio do município que tem executado e ampliado espaços mais acessíveis para que as pessoas com deficiência possam ter seus direitos de cidadãos garantidos”.

A Conferência possui três eixos temáticos – garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; cidadania e acessibilidade; e os desafios para a comunicação universal – e tem a finalidade de democratizar as decisões relativas a políticas públicas, dando voz à comunidade. Com a participação de todos, os membros do Conselho pretendem continuar avançando para que a sociedade seja cada vez mais inclusiva.

Durante o evento serão analisados e eleitos três delegados e três suplentes para a V Conferência Estadual, sendo três titulares e três suplentes de entidades governamentais e não governamentais. (Ana Mangas)