Correio de Carajás

Conferência de Saúde aborda superlotação no HMI e falta de leitos no HMM

O relatório de propostas será enviado à Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no final de maio

A 10ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Saúde, acontece nesta sexta-feira (28). Com o tema “Amanhã Vai Ser Outro Dia!”, o evento acontece ao longo desta sexta no Plenário da Câmara Municipal, visando discutir propostas e apresentar políticas públicas de saúde em consonância com o eixo nacional.

A conferência é realizada a cada quatro anos e é um momento onde a sociedade se reúne e debate propostas de interesse da saúde pública no município, incluindo assuntos diversos, como programas de imunização, por exemplo. O evento conta com a presença de representantes da sociedade civil e do governo municipal, além dos usuários e profissionais de toda a área de saúde, englobando a rede pública e a iniciativa privada.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Lúcia Faria, enfatizou os quatro eixos a serem abordados: “A atual conjuntura do país e município será discutida entre gestores, usurários e representantes e, diante disso, novos projetos serão elaborados e divididos. O controle social e serviço público também será pauta, bem como a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu funcionamento”, cita.

Leia mais:
Ana Lúcia, vice-presidente do CMS, conversou com a reportagem do CORREIO

Ela explica que a conferência analisa passado, presente e futuro. As problemáticas na área da saúde de Marabá são levantadas para que soluções sejam estabelecidas, haja vista não haver serviço público perfeito, o trabalho dos movimentos sociais, como apoio ao serviço público, também será amplamente debatido.

Com base nas necessidades, um relatório futuro será traçado e será enviada à Conferência Estadual de Saúde, que vai acontecer na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nos dias 26, 27 e 28 de maio, as propostas a serem analisadas.

A secretária municipal de saúde, Mônica Borchat, elenca que a superlotação e as melhorias do Hospital Municipal e do Hospital Materno Infantil como os principais assuntos a serem tratados. A ampliação do serviço e sua aplicabilidade e o processo de informatização também estão entre as necessidades imperiosas. Ela cita que há muitas possibilidades de sistemas a acrescentar para melhorar a atual conjuntura.

A secretária de Saúde, Mônica Borchat, afirma que é preciso aplicar novo sistema de informática para obter melhorias

O objetivo é levantar todos os obstáculos, e o que cada um atrapalha e compete à Marabá: “Frente às dificuldades do nosso município, levaremos ao Estado o que precisamos melhorar, em que precisamos de apoio e, dessa forma, conseguiremos elevar toda a rede do município ao nosso lado”, garante. (Thays Araujo)

PROGRAMAÇÃO

08h – Credenciamento

09h – Abertura

09h30 – Leitura, discussão e aprovação do regimento da X Conferência Municipal de Saúde de Marabá – Etapa 14º CES-PA e 15º CNS

10h – Tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”

10h10 – Debate

10h25 – EIXO I: “O Brasil que temos, O Brasil que queremos”

11h10 – EIXO II: “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”

12h – Almoço

14h – EIXO III: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”

14h35 – EIXO IV: “Amanhã será outro dia para todos, todas”

15h – Leitura/Debate e aprovação das propostas aprovadas nos grupos da X Conferência Municipal de Saúde de Marabá – Etapa 14º CES-PA e 15º CNS

16h – Eleição dos 16 delegados para Conferência Estadual de Saúde

18h – Encerramento