Militares lotados no Posto Policial Destacado de Morada Nova prenderam em flagrante um homem com uma bicicleta furtada. Aparentemente tratava-se de um crime de baixo potencial ofensivo e o acusado poderia até ser liberado. Mas os PMs que o prenderam já o conheciam de outras ocorrências e, ao consultar o nome do indivíduo no Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi constatado que ele é um homem condenado pelo crime de roubo.
O acusado foi identificado como Elton Barros da Cruz, de 46 anos. De acordo com o sargento Morais e o cabo Frazão, ele estava em uma parada de ônibus do lado da bicicleta. Ao ser questionado sobre a origem do veículo, confessou que tinha furtado perto do terminal rodoviário da Folha 32 (Nova Marabá).
Para a reportagem deste CORREIO, ele também admitiu que a bicicleta estava dando sopa. “Não tinha ninguém, aí eu peguei e fui-me embora”, relatou, ao confessar já ter sido preso tempos atrás devido a furtos que cometia para usar drogas. Mas desta vez, Elton alegou que pretendia vender a bicicleta por R$ 150 para comprar comida.
Leia mais:Mas não é de hoje que Elton se envolve em delitos. Em agosto de 2018, ele foi preso em flagrante por policiais militares após cometer um assalto a mão armada a um ônibus de transporte urbano na Nova Marabá. Ele já era procurado por cometer pelo menos quatro assaltos naquela mesma área da cidade.
Naquela ocasião, Elton foi encaminhado para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foi reconhecido pelo motorista do ônibus, que confirmou aos policiais já ter sido vítima de outros assaltos praticados pelo mesmo elemento.
De fato, na época, as câmeras do circuito interno de TV dos ônibus urbanos de Marabá flagraram o acusado praticando assaltos anteriormente. As filmagens exibem o rosto do acusado no exato momento em que ele, armado de uma faca, mete a mão na gaveta do cobrador e leva o dinheiro.
Durante o decorrer do processo, Elton ganhou o direito de responder pelo crime em liberdade, mas simplesmente deixou de acompanhar o caso. E no dia 25 de julho do ano passado ele foi condenado pelo crime de roubo (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro). Desde então, ele era considerado foragido de Justiça. Agora está preso pra cumprir sua pena. (Chagas Filho com informações de Evangelista Rocha)