Correio de Carajás

Condenado por roubar casa de delegado, homem que estava foragido é recapturado em Marabá

Ele foi preso em 2018, acusado de invadir e roubar a casa do delegado Tiago Carneiro, na época titular da Delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás

Desde janeiro a polícia está à procura de Paulo, que foi condenado por roubar a casa do delegado Tiago Carneiro, em Canaã dos Carajás

Um velho conhecido da polícia foi preso no Residencial Jardim do Éden, em Marabá, suspeito de portar ilegalmente uma pistola 9mm. Paulo Roberto Abreu Chaves, 28 anos, tem passagem pela polícia por roubo majorado e homicídio. No mês de janeiro, um mandado de prisão – recaptura – foi expedido contra ele, que estava foragido do sistema semiaberto.

Na noite de quinta-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, Paulo estava em um bar, acompanhado da namorada, quando foi abordado por uma guarnição de Polícia Militar do 13º Posto de Polícia Destacado (13º PPD) de Morada Nova, comandada pelo sargento Morais.

A equipe policial realizava rondas de rotina pelo Residencial Jardim do Éden, por volta de 22 horas, quando notou que o suspeito estava com um volume estranho na cintura. Durante a ação, Paulo até tentou passar a arma para a mulher, mas sua artimanha não foi bem sucedida. Além da pistola 9mm, foram encontradas 11 munições intactas.

Leia mais:
Além da pistola 9mm, a polícia apreendeu 11 munições intactas, R$ 100 em espécie e um relógio

Conforme informações da polícia, naquele momento o homem se identificou como Paulo Ricardo Saraiva Abreu Morais e foi só na 21ª Seccional de Polícia Civil que as autoridades descobriram que o nome era falso.

Também foi verificado que o homem estava foragido do sistema prisional semiaberto e que um mandado de prisão está pendente contra ele, emitido em janeiro de 2023. A pena versada no documento é de 16 anos, três meses e 16 dias.

A ação perspicaz da guarnição do sargento Morais resultou na captura do indivíduo que, segundo a polícia, é altamente perigoso. Agora, após a prisão, ele está novamente à disposição da justiça.

ASSALTO À CASA DO DELEGADO

Em 11 de julho de 2018 o delegado Tiago Carneiro Rodrigues, na época titular da Delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás, teve a casa invadida por dois homens, um deles era Paulo Roberto Abreu Chaves. Na ocasião, foram roubados alguns celulares, a arma de serviço do delegado e uma camionete L200 Triton.

Conforme informações, ao descobrirem que Tiago era delegado da Polícia Civil, os homens o agrediram com coronhadas e só não o mataram porque seu filho, na época com cinco anos, estava presente.

Na sequência, os homens saíram da casa e abandonaram a camionete distante uns quatrocentos metros do local. Nela estavam os celulares do delegado e de seus familiares. A arma funcional, ponto 40, não foi encontrada.

Em 2021 Paulo foi julgado e condenado a 16 anos, três meses e 16 dias de prisão. (Luciana Araújo)