A partir desta semana, os alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Marabá podem se inscrever no 9° Concurso de Desenho Ambiental. Organizado pelo Departamento de Educação Ambiental (Dea) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o certame tem como objetivo promover a conscientização socioambiental entre os estudantes. Com o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a competição visa incentivar os alunos a refletirem sobre o papel das cidades na preservação ambiental.
Este ano, o concurso está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca promover cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Além de despertar o interesse pela sustentabilidade, o concurso faz parte do processo de elaboração do Calendário Ambiental de 2025, no qual os desenhos vencedores terão destaque.
Os alunos poderão competir em cinco categorias: educação Infantil, 1º ao 3º ano, 4º ao 5º ano, 6º ao 7º ano e 8º ao 9º ano.
Leia mais:Para participar, as escolas devem inscrever seus alunos entre os dias 9 e 23 de setembro por meio do link disponibilizado: https://forms.gle/2xSVA7SScNmYwkY8. A inscrição da escola garante a participação de todos os alunos da instituição, sem necessidade de inscrições individuais.
Cada escola poderá selecionar dois desenhos por categoria, que deverão ser entregues, acompanhados de ofícios, entre os dias 1º e 8 de outubro na Semma. O processo de seleção dos desenhos vencedores será dividido em três etapas sendo a primeira, a seleção de dois desenhos por categoria, com um total de 10 criações escolhidas. Na segunda etapa, os desenhos ficarão expostos na Semma para serem avaliados pelos servidores e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).
O último critério será por meio de votação. Os desenhos serão expostos em uma instituição de ensino superior, que ainda será escolhida, por um período de 24 horas. Os discentes escolherão o desenho vencedor com base em critérios de criatividade, adequação ao tema e originalidade.
CONSCIENTIZAÇÃO
O concurso tem como um de seus principais objetivos envolver os estudantes e a comunidade escolar em discussões importantes sobre o meio ambiente, além disso, oferece uma oportunidade para os alunos expressarem suas ideias e preocupações sobre a sustentabilidade das cidades e o impacto das ações humanas no meio ambiente, de maneira criativa.
O envolvimento direto dos alunos, professores e da comunidade no processo de elaboração e execução das obras promove um aprendizado que vai além da sala de aula, preparando crianças e jovens para serem cidadãos conscientes e responsáveis com o planeta.
O concurso integra as ações educativas que compõem o calendário de atividades ambientais do município.
PREMIAÇÃO
Ao final, serão selecionados três desenhos de cada categoria, totalizando 15 criações. Os estudantes vencedores ganharão uma bicicleta, além de um certificado para as escolas premiadas. Os desenhos vencedores serão incluídos no calendário ambiental de 2025, reforçando a mensagem de preservação e cuidado com o meio ambiente.
Os ganhadores participarão de uma cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 13 de novembro deste ano, em local e horário a serem definidos.
(Milla Andrade)