Correio de Carajás

Concurso de Contação de Histórias e Mediação de Leitura acontece nesta quarta em Marabá

Dividido em duas categorias, o concurso premiará alunos do 1° ao 9° ano, incentivando a leitura e a contação de histórias entre as crianças das instituições públicas.

O evento será realizado nesta quarta (9) e quinta-feira (10), à partir das 14 horas no Piso L3 no Partage Shopping

Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), será realizado o I Concurso de Contação de Histórias e Mediação de Leitura, organizado pela Coordenadoria do Programa Marabá Leitora, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Marabá. O evento ocorrerá no Piso L3 do Partage Shopping, próximo à loja Vivara, e visa incentivar a leitura e promover a contação de histórias entre os estudantes da rede pública, além de celebrar o Dia Municipal do Livro e da Leitura em Marabá.

O concurso está dividido em duas categorias principais: contação de histórias e mediação de leitura, com subdivisões por nível de ensino, envolvendo estudantes da educação infantil até o 9º ano nas duas modalidades.

As apresentações de contação de histórias ocorrerão na quarta (9) e quinta (10), a partir das 14h, para os alunos da educação infantil ao 9º ano.

Leia mais:

FASES DO CONCURSO

Em entrevista ao Correio de Carajás, Socorro Camelo, coordenadora do Programa ‘Marabá Leitora’, falou sobre a competição. Ela explicou que a primeira fase aconteceu nas próprias unidades de ensino, onde os professores das salas de leitura organizaram uma seleção interna para escolher os representantes de cada escola. Os vencedores dessa etapa agora participam da segunda fase, que será realizada nesta semana, concorrendo com alunos de outras instituições.

PREMIAÇÕES

Serão premiados cinco estudantes, um por cada modalidade e nível de ensino. Para a educação infantil, e os alunos do 1º ao 9º ano os prêmios incluem vouchers da Ri Happy no valor de R$ 200, além de um kit e ingresso no Jump Indoor, dos parceiros na ação.

Os 40 alunos inscritos também ganharão voucher para o cinema, com o parceiro Moviecom. Os professores orientadores dos alunos premiados serão premiados com uma caixa de som JBL.

A organização do concurso está a cargo das professoras Edileide Lima, Jéssica Freire e Socorro Camelo, que buscam ampliar a prática da leitura nas escolas municipais e valorizar as diversas formas de expressão artística ligadas à literatura. “Trabalhamos para contribuir com a formação de leitores nas escolas municipais de Marabá, tanto na zona urbana quanto rural, por meio de formações para os professores que atuam nas salas de leitura e de ações como contações de histórias e mediações. Este concurso é fruto desse trabalho”, conclui Socorro Camelo.

(Milla Andrade)