Whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado? Há quem diga que eles são extremamente diferentes, mas também quem diga que as diferenças são mínimas. Mas afinal, o que define cada um deles? Qual deles realmente vale a pena? O mais caro é sempre o melhor? O g1 conversou com nutricionistas especializados em nutrição esportiva para ir atrás dessas respostas.
Confira abaixo uma breve explicação que diferencia os três:
- Concentrado: tem até 84% de concentração de proteínas e entre 3 e 8% de carboidrato para cada 100 gramas (entre 2 e 5% de lactose)
- Isolado: tem até 94% de concentração de proteínas e no máximo 2% de carboidrato a cada 100 gramas (entre 1 e 2% de lactose).
- Hidrolisado: pode ser um concentrado ou isolado, que passa por um processo de hidrólise parcial de 8 a 20%, diminuindo assim a chance de alergia à proteína do leite de vaca em cerca de 95% a 99%. Este pode ser menos saboroso por causa da hidrólise.
Leia mais:
De modo geral, o whey protein concentrado é o mais indicado por nutricionistas para a maioria dos consumidores que precisam do suplemento. Entenda abaixo as razões.
Casos específicos: whey hidrolisado
O nutricionista e membro do departamento Científico da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) Eduardo Reis destaca que o hidrolisado é indicado apenas para quem tem alergia à proteína do leite da vaca e que a matéria-prima hidrolisada é mais difícil de aromatizar. Ele explica também que quem busca o isolado costuma ter uma sensibilidade maior à lactose.
O professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP Bruno Gualano acrescenta que não há estudos que comprovem que cada um dos três seria superior ao outro e que “parece mais uma estratégia da indústria para vender produto mais caro do que o outro”.
“A única vantagem do isolado é para quem tem intolerância à lactose. E para quem já consome quantidade elevada de proteína na dieta (de 1,6 a 1,8 g/kg por dia), nenhum suplemento proteico aumentará o ganho de massa muscular ou força”, afirma Gualano.
O que é whey protein e como é produzido?
O whey protein é um suplemento à base de proteína do soro do leite. Ele é filtrado, concentrado e depois desidratado. Cerca de 80% das proteínas do leite são caseínas, usadas na produção de queijo, iogurte e coalhada. Os outros 20% correspondem ao soro — de onde se obtém o whey protein. Enquanto a caseína é insolúvel, o soro permanece solúvel, sendo então separado e processado.
Todos os tipos de whey (concentrado, isolado e hidrolisado) são derivados do soro e têm alto teor de aminoácidos essenciais, além de absorção rápida.
O tempo de digestão completa pode chegar a 2h30 em todos os casos. O hidrolisado é absorvido apenas de 5 a 15 minutos mais rápido — diferença considerada irrelevante.
🔍 VALE ENTENDER: Proteínas são formadas por blocos chamados aminoácidos. Entre eles, a leucina se destaca por funcionar como um “gatilho” que ativa a construção muscular. A leucina não está apenas no whey: carnes, ovos, leite, queijos e leguminosas também fornecem esse aminoácido. O whey se destaca porque concentra leucina em maior quantidade por porção.
(Fonte:G1)