Os números de infectados pela covid-19 voltaram a subir nas últimas semanas na maioria dos municípios do sul e sudeste do Pará, deixando novamente a situação de alerta. Em Conceição do Araguaia, nas proximidades da divisa com o Tocantins, somente na quinta-feira (7), foram confirmados mais 85 infectados. Na última terça já haviam sido registrados 88 positivados, segundo o boletim epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde.
Conceição do Araguaia registra 537 casos ativos de coronavírus e dois pacientes internados, conforme o boletim epidemiológico de quinta-feira, que contabiliza, desde o início da pandemia, 8.538 infectados no município e 118 óbitos em consequência do vírus, sendo 16 mortes somente esse ano. Conceição do Araguaia foi o primeiro município da região sul do Estado a registrar caso de infectado pelo coronavírus, em 13 de abril de 2020.
Nesse mês de julho, até a publicação dessa notícia, não foi registrado nenhum óbito em consequência do coronavírus no município. Todavia, de acordo com as autoridades locais, é necessário que a população mantenha os cuidados sanitários, inclusive nesse período de verão amazônico, quando a cidade deve receber centenas de milhares de visitantes, atraídos pelas belezas naturais do rio Araguaia e pela extensa programação festiva.
Leia mais:Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados de prevenção, como uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, higienização com álcool gel. Em caso de sintomas como tosse insistente e inflamação na garganta, é necessário que a pessoa realize o teste no posto de saúde mais próximo, das 8h às 17h, de segunda sexta-feira. A vacina também está disponível nos postos.
Segundos epidemiologistas, em casos positivados é recomendável que o paciente mantenha o isolamento por no mínimo sete dias ininterruptos, evitando qualquer contato físico com outras pessoas para conter a proliferação do vírus. A reportagem fez contato com a secretária de Saúde do município, Elaine Salomão, para comentar sobre o alarmante número de infectados registrados nessa semana, porém a publicação dessa notícia ela não havia dado retorno. (Delmiro Silva – freelancer)