Muita devoção e fé marcaram os nove dias de realização do festejo de Imaculada Nossa Senhora da Conceição, principal evento religioso de Conceição do Araguaia. A festividade, que não ocorreu nos últimos dois anos em razão do cenário de pandemia de covid-19, tradicionalmente é realizada no período de 29 de novembro e 8 de dezembro – dia da celebração da padroeira que inspirou o nome da cidade centenária e pioneira na região sul do Pará.
A festividade religiosa teve carreata de abertura, batismos, missas, terços, novenas, quermesses e outras atividades de caráter devocional e de comunhão entre os féis. As celebrações ocorreram na Catedral de Santíssima Nossa Senhora da Conceição. Na quinta-feira, 8, último dia de festejo, foi realizada a tradicional procissão, saindo no final da tarde, da Praça da Juventude e seguindo até a Praça da Matriz, onde ocorreu a coroação da imagem da padroeira.
A programação também incluiu shows artísticos, com música ao vivo, barracas de variedades, show de prêmios, com bingo de R$ 16 mil em dinheiro, entre outros atrativos na Praça da Igreja Matriz. Um bom número de fiéis e simpatizantes, inclusive de outras cidades da região, prestigiaram as diversas celebrações e atrações durante os nove dias de festa.
Leia mais:“Para a nossa Paróquia essa grandiosa festa representa uma retomada pós pandemia. Simboliza o reencontro e a alegria de estarmos juntos e em comunhão”, disse o pároco Pedro Viana. Segundo ele, os preparativos para a festividade começaram em setembro, com visitas as famílias e peregrinação da imagem de Nossa Senhora, inclusive na área rural do município. Este ano a tradicional celebração tem como tema: “Maria, Mãe da Igreja”. (Delmiro Silva – freelancer)