Correio de Carajás

Compras compartilhadas durante isolamento social

Um grupo de amigos teve uma ideia alternativa e interessante para minimizar a saída de casa em meio à pandemia do novo coronavírus, aliando a tecnologia e a informação. Um grupo foi criado no aplicativo WhatsApp, onde trocam informações sobre idas a supermercados e farmácias, para fazerem compras ou consultar os preços para os demais que também estão em isolamento, evitando assim, a exposição de outras pessoas a locais de aglomeração.

Cláudia Corrêa é membro do grupo de oito pessoas e conta que a finalidade inicial era apenas uma viagem para o Carnaval em São Paulo. “O grupo se manteve mesmo depois da viagem e com o fortalecimento da campanha #FicaEmCasa, passamos a interagir mais ainda por lá, fazemos chamada de vídeo com os membros para socializar e aproveitamos para compartilhar informações de supermercados, como preços, por exemplo”.

A atividade funciona da seguinte forma: quando alguém sente a necessidade de algum objeto, medicamento ou produtos de supermercado e precisa sair para comprar, ela avisa no grupo que sairá e pergunta se alguém está precisando de alguma coisa. Quem estiver precisando, passa uma lista, e essa pessoa que vai às compras entrega na casa dos demais. Os valores são repassados por transferência bancária para quem executou a compra.

Leia mais:

André Luís Lombardi, outro membro do grupo, afirma que a ação vem dando certo. “Além disso, contribuímos para todas as recomendações que estão sendo amplamente divulgadas, sobre se isolar e evitar sair de casa. Acho que os grupos de aplicativos de conversa vêm mudando os seus focos devido à repercussão da Covid-19”, pondera ele.

Alternativas atreladas à tecnologia, como desse grupo, vêm se tornando comum e cada vez mais em alta. Além disso, nas redes sociais, diversos criadores de conteúdo estão aproveitando o isolamento para realizar transmissões ao vivo e socializar, através de debates sobre assuntos diversos, além do próprio coronavírus. (Zeus Bandeira)