Correio de Carajás

Companhia da PM comemora 15 anos em Jacundá

Uma solenidade com entrega de título Amigo da Polícia Militar e torneio de futebol marcou os 15 anos de instalação da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jacundá. A cerimônia, realizada na última segunda-feira (16), contou com a presença de policiais militares, convidados e autoridades.

As homenagens ocorrem em frente à sede da Companhia, no centro da cidade. Na ocasião, o tenente coronel Emmett Moulton entregou o título Amigo da Polícia Militar ao prefeito Itonir Tavares, vereador Tcharlys Borges (presidente da Câmara Municipal) e Joilson Pedroso, diretor do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU). Antes, a tropa prestou homenagem perante o hasteamento das bandeiras. Em seguida, houve torneio de futebol society.

Autoridades civis receberam homenagem como Amigos da Polícia Militar

A 18ª CIPM advém do Destacamento Policial Militar (DPM), o qual era subordinado à 6ª CIPM de Tailândia, na região Nordeste do Estado, e foi criada por meio da Lei de Organização Básica, de 7 de fevereiro de 2006. A unidade tem 94 policiais militares, abrangendo o efetivo do 37º Pelotão de Goianésia e também do 57º Posto Policial Destacado de Vila de Santa Rosa, a 56 quilômetros da sede de Jacundá.

Leia mais:

“A Companhia tem como função constitucional o policiamento ostensivo (patrulhamento) e a preservação da ordem pública. Mas também tem um papel de grande relevância na sociedade dos municípios de Jacundá e de Goianésia do Pará, uma vez que se destaca pela força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia”, cita o tenente coronel Emmett.

Tropa da PM participou da cerimônia de celebração dos 15 anos da PM em Jacundá

Comandos

O primeiro a comandar a 18ª CIPM foi o major Márcio Cunha Gomes (2014 a 2015), e veio logo em seguida o então capitão Rogério Oliveira Pereira (2015 a 2016), o major Marcos Clayton Gerônimo De Sousa (2016 a 2017), novamente pelo capitão Rogério Oliveira Pereira (2017 a 2018), o tenente coronel Fábio José Silva Rayol (2018 a 2020). Atualmente, encontra-se no comando da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar do Pará, o tenente coronel Emmet Alexanre Moulton. (Antonio Barroso)