Correio de Carajás

Como não cair no golpe do WhatsApp

Pela Ordem

Pela Ordem

Magdenberg Teixeira

“Oi mãe! Meu aplicativo do banco não está funcionando, a senhora pode me emprestar dois mil reais pra efetuar um pagamento de um boleto?. Parece clichê, mas essa é uma das diversas formas que os golpistas do WhatsApp usam para abordar uma vítima. E embora seja uma abordagem típica, ainda há vítimas que caem em fraudes como essa.

Com o avanço da tecnologia, houve também mudanças nos meios de comunicação, tornando cada vez mais rápido a troca de informações. Elas são instantâneas. Dessa forma, o aplicativo WhatsApp no Brasil é um dos principais meios no qual as pessoas utilizam para compartilhar mensagens, além de todos outros benefícios que o aplicativo entrega.

Observando essa inserção do WhatsApp no cotidiano do brasileiro, pessoas começaram a usar a ferramenta na aplicação de golpes para roubo de dinheiro. O que antes ocorria através de ligações com simulação de sequestro de algum parente próximo com pedido de resgate, hoje é através de clonagem do aplicativo para ter confiança das vítimas.

Leia mais:

Neste caso, o aparecimento de ofertas que parecem boas demais para serem verdade em seu WhatsApp, e-mail, SMS ou qualquer outro canal digital, desconfie. Ainda que a suposta vantagem oferecida tenha vindo do número de telefone ou de um novo número de um amigo ou parente, vale sempre manter em mente que essa pessoa pode ter sido hackeada, e do outro lado da tela está, na verdade, um golpista.

É válido lembrar que, com frequência, novos mecanismos são desenvolvidos por criminosos para driblar a segurança digital e enganar os usuários. Mas a maioria dos golpes segue um padrão: o acesso pela vítima a links, navegação em sites ou aplicativos duvidosos.

Mas, o que fazer para evitar que eu caia nesse golpe?

Para proteger sua conta é necessário colocar a autenticação em dois fatores, disponível na configuração do aplicativo. Outra forma de evitar esse golpe é fazer uma simples mudança nas configurações de privacidade da sua conta no aplicativo, alterando a opção de disponibilizar sua foto de perfil do WhatsApp, apenas para seus contatos.

E se já estão usando minha foto e meu nome indevidamente para aplicar golpes no WhatsApp?

Se você teve o WhatsApp clonado, deve seguir alguns passos para recuperar sua conta e denunciar a fraude:

A primeira coisa a ser feita é entrar no aplicativo com o seu número de telefone e confirmá-lo com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Se acaso pedirem uma senha de confirmação em duas etapas e você não souber esse número, é possível que o golpista tenha ativado, será necessário aguardar sete dias para poder acessar sua conta.

É importante avisar através das outras redes sociais que você foi clonado, a fim de evitar que façam algum pagamento ao criminoso.

Por último, faça um boletim de ocorrência para registrar o golpe.

Comentários
Mude... Releia-se!

Mude... Releia-se!

Apresento-lhes aqui um convite à mudança, a partir das virtudes presentes no outro e a partir de  nossa disponibilidade para…
Sobre o Dia dos Namorados: Não leia!

Sobre o Dia dos Namorados: Não leia!

Na contramão do Dia dos Namorados, proponho uma reflexão para entristecer e colocar pulgas atrás da orelha. Então, se você…
A violência não pode ser uma escolha de Estado

A violência não pode ser uma escolha de Estado

Genivaldo era de Jesus, como tantos brasileiros; era dos Santos, como eu e muita gente. Saiu de casa numa quarta-feira…

Liberdade de Imprensa: um bem inegociável

Redijo esse compêndio de ideias falíveis na esperança audaciosa de torná-lo um postulado sobre o que vem a ser de…
O capitalismo deu certo. E isso não é uma ironia.

O capitalismo deu certo. E isso não é uma ironia.

Meu carro pifou logo depois que eu abasteci. Não, não é problema com a gasolina. O carro é velho mesmo…
Deixem as “minas” em paz!

Deixem as “minas” em paz!

O futebol sempre foi um campo extremamente masculino, onde sempre reinaram o machismo e a homofobia. Mas os tempos mudaram.…