• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Como a cor ciano pode ajudar – ou impedir – que você durma

por Redação
26/06/2018
em Entretenimento
Como a cor ciano pode ajudar – ou impedir – que você durma

Pesquisadores acreditam que telas de televisões, computadores e celulares poderiam ter dispositivos para aumentar ou diminuir níveis de ciano na luz/ Fotos: reprodução

29
Visualizações

A cor ciano – um tom que fica entre o verde e o azul – é um fato oculto que pode estimular ou dificultar o sono, segundo biólogos.

Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem que níveis mais altos de ciano no ambiente podem manter as pessoas acordadas, e reduzir o ciano ajuda a dormir.

Em experimentos, o impacto foi sentido mesmo que as mudanças na cor não fossem visíveis aos olhos.

Os pesquisadores querem criar dispositivos para telas de computadores e celulares que possam justamente aumentar ou diminuir automaticamente os níveis de ciano na luz.

Cientistas do sono já haviam estabelecido ligações entre as cores e o sono – e a luz azul já havia sido identificada como a que mais provavelmente retarda a vontade de dormir.

‘Modo noturno’

Já existem configurações de “modo noturno” em telefones e laptops que reduzem o brilho da tela e a luz azul na tentativa de diminuir seu impacto no sono.

Mas a pesquisa dos biólogos em Manchester e na Universidade de Basel, na Suíça, que foi divulgada neste mês na publicação científica Sleep, mostrou o impacto específico do ciano.

O ciano é um tom entre o azul e o verde, e seus efeitos podem ser sentidos pelo organismo mesmo mesmo que a mudança não seja percebida a olho nu

Com os participantes do estudo expostos a mais ou menos ciano, os pesquisadores conseguiram medir níveis diferentes do hormônio do sono melatonina em sua saliva.

A melatonina, produzida pela glândula pineal, ajuda a organizar as funções do organismo quando estamos acordados e quando estamos dormindo.

O professor Rob Lucas, um dos autores da nova pesquisa, disse que não é necessário que a pessoa consiga perceber as cores especificamente para sentir a mudança – o corpo reage a elas mesmo que o aumento ou redução dos seus níveis não seja perceptível a olho nu.

Segundo ele, o mesmo fenômeno pode ocorrer com outras cores que são feitas usando o ciano. Por exemplo, alguns tons de verde.

Brilho das telas

Os pesquisadores também sugerem que versões de cores com ciano podem ser usadas em telas de computador se o objetivo é manter as pessoas acordadas – por exemplo, quando elas têm que trabalhar ou precisam permanecer alertas durante a noite.

Outra versão da mesma cor, mas sem ciano, pode ser usada quando o objetivo for diminuir a atenção dada ao computador e facilitar o sono.

Telas poderiam substituir o ciano na criação de outros tons, caso o objetivo seja permitir que a pessoa sinta sono

Os pesquisadores testaram esta teoria exibindo um filme cujas cores foram adaptadas para ter mais ou menos ciano. Eles perceberam, novamente, mudanças na sonolência dos espectadores e níveis diferentes de melatonina em sua saliva.

“Esse resultado é animador, porque nos diz que só a regulação da exposição ao ciano, sem mudar o resto das cores, pode influenciar nossa solonência”, disse Lucas.

Possíveis mudanças baseadas na pesquisa poderiam ajudar famílias com adolescentes – e também adultos – que passam muito tempo diante da tela do celular à noite e têm problemas para dormir. (Fonte:BBC)

Comentários
Tags: Saúde
Matéria anterior

Segunda Turma do STF manda soltar ex-ministro José Dirceu

Próxima matéria

Temer oferece buscar crianças brasileiras retidas em abrigos nos EUA

RelacionadaMatérias

Globo de Ouro abre temporada de prêmios de Hollywood na era da pandemia
Entretenimento

Globo de Ouro abre temporada de prêmios de Hollywood na era da pandemia

26/02/2021
27
Globo anuncia volta de ‘No limite’ com ex-participantes do ‘BBB’
Entretenimento

Globo anuncia volta de ‘No limite’ com ex-participantes do ‘BBB’

25/02/2021
69
Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários
Entretenimento

Netflix acrescenta novo filme sobre Pelé no rol de documentários

23/02/2021
28
Próxima matéria
ONU: mudança de opinião de Trump sobre crianças não tem sentido

Temer oferece buscar crianças brasileiras retidas em abrigos nos EUA

Discussion about this post

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019