Correio de Carajás

Comércio de Parauapebas já seleciona currículos para contratação de temporários

Comércio de Parauapebas já seleciona currículos para contratação de temporários

Empresas de Parauapebas estão selecionando currículos para preencherem as vagas temporárias para o Natal. As contratações começam a partir de novembro com término em janeiro. Neste período, muitos profissionais aproveitam para se recolocarem no mercado de trabalho ou conquistarem o primeiro emprego. Para ajudar a ocupar uma das vagas, a analista de Recursos Humanos, Luciana Pereira, dá algumas dicas.

Conforme ela, algumas características podem destacar um candidato no momento da escolha, além de torná-lo um funcionário fixo posteriormente. “A dedicação, o comprometimento, a responsabilidade, o candidato se mostrar curioso em aprender novas atividades e, principalmente, ter iniciativa”, diz.

Luciana Pereira, Analista de RH, dá dicas para ser efetivado

Ela destaca que outro ponto importante é o bom relacionamento em equipe. “Relacionamento e iniciativa são as principais características observadas pelo recrutador, pois se o candidato tiver esses dois pontos positivos facilmente atingirá os demais e com certeza será um forte candidato a ser efetivado”, ensina Luciana Pereira.

Leia mais:

A primeira oportunidade de causar uma boa impressão é já na hora de fazer o currículo. “O currículo precisa ter informações bem resumidas, porém claras. Atualmente, a foto não é tão importante como os itens descritos anteriormente, mas caso o candidato queira investir é preciso usar uma foto mais formal, que passe seriedade para o recrutado”, orienta a especialista em RH.

O candidato não pode esquecer, ainda, de revisar o currículo. “Deve sempre ler e reler antes de entregar, pois dentre as falhas mais comum estão os erros ortográficos e a desatualização que na maioria das vezes são corrigidos de caneta no ato da entrega. E, por último, o estado de conservação”, finaliza Luciana.

Os dados locais ainda não foram divulgados, mas a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2019 será a maior em seis anos.

Segundo projeção da entidade, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento das vendas. O número é 4% maior que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.

Após meses trabalhando duro como temporário, Guilherme Rodrigues conseguiu ser efetivado

O embalador do Mix Mateus de Parauapebas, Guilherme Rodrigues, se encaixa nas características apontadas pela especialista de RH. Temporário, Guilherme passou para empregado fixo e cita o foco e a dedicação no trabalho como características determinantes para alcançar o objetivo. “Comecei meu contrato em fevereiro deste ano e há pouco mais de um mês tive a oportunidade de ser efetivado. Minha gerente me chamou para conversar, falou que diante dos meses trabalhados na empresa eu tinha despertado a atenção dela e hoje eu estou com um contrato fixo”, comemora.

Esse é o primeiro emprego de carteira assinada de Guilherme, que antes fazia bicos pela cidade. “Tento dar o melhor de mim, isso me torna uma pessoa bem atenta. Faço o que me pedem e ajudo meus colegas no que precisam”, diz. Juntamente com Guilherme foram efetivados mais três funcionários. (Theíza Cristhine)