A partir da próxima segunda-feira (7), o comércio da Cidade Nova funcionará em horário atípico por conta do Natal. A iniciativa de estender o expediente até as 22h – as lojas costumam fechar, na escala regular, às 18h – para atender o consumidor que não tem tempo de comprar o presente de fim de ano durante o dia partiu do recém-criado Clube dos Lojistas da Cidade Nova, que logo atraiu parceiros para a empreita arrojada.
O lojista Francisco Arnilson de Assis é um dos representantes do clube e relata simpatia dos colegas do comércio na adesão à proposta de Natal. Antes do primeiro dia de estabelecimentos abertos durante a noite, haverá uma carreata com direito a Papai Noel pelas principais vias do núcleo urbano e ampla divulgação em carros de som por toda a cidade.
A carreata acontecerá na sexta-feira (4), com partida na BR-230, às proximidades da Havan. De lá, transita por Antônio Vilhena, Paraíso, Boa Esperança, Cuiabá e Tocantins – à exceção da Cuiabá, todas são avenidas –, finalizando no Sesi para um grande evento com fogos de artifício e som.
Leia mais:Não é a primeira vez que o comércio local abre no período noturno como forma de aquecer as vendas de dezembro. “Estamos relembrando os velhos tempos, em que o comércio abria à noite e gerava oportunidades para as pessoas. Muitos postos de trabalho eram criados, por exemplo”, argumenta Arnilson.
Por falar em oportunidades de emprego, o expediente natalino deve ser motor para a contratação de temporários por parte das empresas envolvidas. Só que ainda há mais problemas que soluções para esse tema. “Deveria haver uma preparação para a chamada de trabalhadores temporários. Acredito que teremos essa dificuldade, razão pela qual algumas [lojas] talvez não abram por conta da falta de mão de obra”, expõe ele.
A iniciativa encampada pelo Clube dos Lojistas da Cidade Nova conta com apoio de Prefeitura de Marabá, Guarda Municipal, Polícia Militar e Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom).