Correio de Carajás

Com vacinação, casos de covid-19 despencam em Marabá e região

O Correio de Carajás decidiu fazer um breve levantamento da curva de infecção do coronavírus em alguns municípios da região, como: Marabá, Canaã dos Carajás e São Geraldo do Araguaia.

Isolamento social, vacinação em massa, testagem rápida foram determinantes para a redução de casos e mortes. Contudo, há alguns meses novas flexibilizações começaram a ser liberadas e a vida está voltando aos poucos – se já não voltou – ao normal.

Mesmo assim ainda é possível observar que novos casos de infecção e mortes surgem a todo tempo em todos os municípios.

Leia mais:

Os dados colhidos pelo Correio de Carajás foram retirados dos sites oficiais das prefeituras para comparar o avanço da doença nos últimos três meses.

Marabá

No dia 22 de maio de 2021 havia 18.052 casos confirmados no município. Três meses depois, Marabá registra um aumento de 1.491 casos, chegando no dia 22 de agosto de 2021 com 19.543 casos confirmados.

O número de óbitos subiu consideravelmente nos últimos meses também. Em maio eram 389, na mesma data no mês de agosto, Marabá chega à marca de 456 mortos.

A maior incidência continua entre as mulheres de 21 a 50 anos.

Em maio, Marabá possuía 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados pela covid-19 e registrava taxa de ocupação de 100% dos leitos.

Atualmente, existem apenas 20 leitos de UTI, com taxa de ocupação de 70%.

Canaã dos Carajás

Em visita ao site oficial da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, o CORREIO constatou um hiato das divulgações do boletim epidemiológico do município.

Como não tem a divulgação da data do comparativo dos últimos três meses, a reportagem retirou os dados do boletim do divulgado no dia 29 de março de 2021.

Nesta data, Canaã dos Carajás apontava 6.853 casos confirmados e 63 óbitos

Quase cinco meses depois, em 22 de agosto de 2021, o município confirmou 8.801 casos e 124 óbitos. Em um curto período de tempo o número de mortos praticamente dobrou.

São Geraldo do Araguaia

Assim como em outras cidades, a divulgação do boletim epidemiológico do município não acontece impreterivelmente todos os dias.

No dia 21 de maio de 2021 haviam 533 casos confirmados e 19 óbitos na cidade.

O último boletim divulgado, com data de 18 de agosto de 2021, apontava 1.042 casos confirmados e 32 óbitos.

Alerta

O Correio de Carajás ressalta que mesmo com a vacinação em massa a pandemia ainda não acabou. O vírus continua circulando e é muito perigoso. A vacina não imuniza 100%, ela auxilia para que a doença aconteça de forma mais branda.

Outra medida que reduz a transmissão do vírus e deve ser adotada individualmente pela população é o uso de máscaras. (Ana Mangas)