A escritora e roteirista carioca Daniela Chindler marca presença na 4ª edição do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC), que acontece nesta semana, entre 16 e 19 de novembro. Porém, sua atuação no Norte do país não é recente e inclui um trabalho desenvolvido na própria cidade.
Em 2012, ela foi curadora da programação infantojuvenil da 1ª Bienal do Livro Amazonas. Daniela Chindler também atuou como curadora das ações educativas da exposição “Amazônia – Ciclos da Modernidade”, que foi apresentada no CCBB RJ em 2021. Durante suas pesquisas, a escritora investigou histórias de imigrantes judeus que vieram para a região durante o Ciclo da Borracha.
Em 2023, pesquisou e escreveu “Histórias da minha terra”, um livro infantojuvenil com causos recolhidos em Canaã dos Carajás. Além disso, foi roteirista do espetáculo “Ô abre a roda”, que circulou por diversas cidades da região em 2023.
Leia mais:O trabalho desenvolvido na cidade do sudeste paraense pode ser lido gratuitamente na internet, onde também está disponível o “Caderno do Professor” para que o material seja estudado em sala de aula.
Além disso, no canal do YouTube do Sapoti Projetos Cultuais estão disponíveis vídeos de entrevistas com pessoas que inspiraram as histórias do livro, como Maria das Chegas Pereira de Oliveira, da história “Cachorro grande em noite de lua cheia”, e Luiz Pereira Rodrigues – o “Luiz do Mel” – da história “Dourado e Doce”. O audiolivro completo também está disponível no canal do Youtube.
Ainda no início do ano letivo de 2024, o espetáculo “Ô abre a roda” voltará a ser apresentado nas escolas da rede municipal de Canaã dos Carajás.
Daniela Chindler também é responsável pelo projeto “Janela de Leitura”, uma mediação com livros realizada no Centro de Recuperação Feminino de Marabá, uma iniciativa de grande importância para a promoção da leitura e da cultura dentro do sistema prisional.
Entre os trabalhos de destaque de Daniela Chindler, estão a produção do livro “Causos de bichos e de gentes – Histórias do Norte do Mato Grosso” e do espetáculo homônimo que circulou pela cidade de SINOP e municípios vizinhos em 2018.
A autora também tem outros títulos que estarão disponíveis durante o FLACC, como “Profissões do Futuro – O Almanaque”, que aborda as curiosidades das profissões passadas, presentes e futuras, e “Cientistas Brasileiros”, que conta a história de cientistas pioneiros e contemporâneos, apresentando suas pesquisas.
Outros livros de sua autoria que estarão à disposição do público são “O Hambúrguer era de Carneiro – Diário da Índia” e “Espetinho de Gafanhoto, nem pensar! – Diário de uma viagem à Tailândia e ao Vietnã”, ambos da coleção “Por Aí a Fora”, da editora Rocco, sendo que o primeiro recebeu o selo “Altamente recomendável para crianças” da FNLIJ.
A autora também é reconhecida por seu trabalho como autora das visitas teatralizadas da ABL elaboradas para o centenário Academia Brasileira de Letras. Esse projeto alcançou tamanho sucesso que ficou em cartaz por quinze anos. Além disso, a escritora já atuou como curadora da programação infantojuvenil de várias edições da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, da Bienal do Amazonas e da Bahia.
Um dos seus livros publicados, “Bibliotecas do Mundo”, foi premiado em 2012 pela FNLIJ como o melhor livro informativo do ano para crianças e jovens. De janeiro de 2022 a julho de 2023, Daniela Chindler foi curadora do programa educativo do Centro Cultura Banco do Brasil das quatro capitais (BH, SP, RJ e DF) e implantou a ação educativa do Museu Judaico de São Paulo e do MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil.
Com tantas contribuições e premiações, Daniela Chindler se destaca como uma escritora comprometida em levar a literatura e a cultura para diferentes regiões do país, especialmente para o Norte, onde desenvolveu projetos significativos. Sua presença no FLACC certamente enriquecerá o evento e proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer o trabalho dessa talentosa e dedicada autora. (Da Redação)