Correio de Carajás

Com passagem por Marabá, padre Albano Inácio Ternus morre em Belém

Em nota de pesar publicada no último sábado (10) a Arquidiocese de Belém comunicou o falecimento do Padre Albano Inácio Ternus, 88 anos, da Congregação Companhia de Jesus (Jesuíta). Ele faleceu na noite de sexta-feira (9), na capital paraense, por complicações de saúde, após um mês de internamento.

Após velório na Capela de Lourdes, no Bairro Nazaré, e missa de corpo presente presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, o corpo foi sepultado no cemitério Recanto da Saudade.

Padre Albano é natural do Rio Grande do Sul, onde nasceu em 10 de fevereiro de 1933. Entrou na Companhia de Jesus aos 19 anos, em 28 de fevereiro de 1952, em Pareci Novo (RS).

Leia mais:

Teve atuação como missionário no Mato Grosso, onde fez o magistério em Diamantino (MT), de 1959 a 1961, e para onde retornou como presbítero em 1966. Na missão do Mato Grosso esteve em Alto Paraguai, Utiariti e Diamantino.

No ano de 1979 foi destinado para a região Amazônia, residindo em Manaus, e Belém, onde estava desde 2013. Na capital de Carajás atuou entre os anos de 2004 e 2008. Também teve rápida passagem pelo Colégio Pio Brasileiro, em Roma, quando estudou teologia espiritual e trabalhou como orientador espiritual dos alunos. (Luciana Marschall – com informações de Arquidiocese de Belém)