Em um dia dedicado à diversão infantil, a Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Marabá, recebeu dezenas de crianças, jovens, adultos e familiares em ambientes inclusivos, diversos e cheios de risadas.
A comemoração aconteceu na terça-feira, 11, em antecipação ao Dia das Crianças, data celebrada nesta quarta-feira, 12. O evento é organizado anualmente pela instituição e aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, proporcionando a todos uma imersão nas brincadeiras e memorias infantis.
Cinema, brincadeiras na piscina e na quadra de esportes, discoteca, pula-pula e brinquedoteca foram alguns dos ambientes preparados para as crianças, os jovens e até adultos. A felicidade juvenil que se espalhou pelo lugar contagiou a todos que prestigiaram a festa.
Leia mais:Para Maria do Socorro Cavalcante, diretora institucional da Apae de Marabá, o dia é dedicado à felicidade daqueles que estiveram presentes na entidade: “É um dia que nós trabalhamos em prol da alegria geral de todos. Nele a nossa reabilitação é destinada à brincadeira, à descontração. Não só para as crianças, como também para as mães, para as famílias”.
Ela enxerga a Apae como um lugar onde a felicidade transborda e contagia a todos. “E hoje, além de todo o amor que é envolvido por todos os colaboradores, é um dia que eu também me divirto, que eu recordo o que é ser criança”, confessa.
“Os adolescentes, jovens, adultos e idosos participam (do evento) e agregam em um sentido só: sorrir como uma criança sorri”, diz comovida.
Entre as crianças que se divertiam nos espaços preparados a Reportagem do CORREIO conversou com, Maria Fernanda, 13 anos. A adolescente compartiu, entre sorrisos, que sua brincadeira preferida do dia foi o pula-pula: “É divertido pular, dançar”.
Em tom de confidência, a garota risonha comentou que por ter 13 anos, suas primas falam que ela já é uma adolescente, mas Maria Fernanda discorda: “Eu digo que não, que eu ainda sou criança. Eu gosto de brincar, gosto de pular, gosto de fazer bagunça”. Além das brincadeiras, ela revela que também gosta de dormir, estudar e ler. Sobre o momento animado, organizado pela instituição, ela conta que achou muito legal e que adorou a piscina.
Já Gabriel, apesar de ter 23 anos, carrega no coração o espirito de criança. Para ele, o entretenimento preparado foi ótimo: “Eu gosto das brincadeiras, eu gosto da Apae, eu gosto de brincar de muitas coisas aqui”. O jovem aproveitou a piscina, e compartilhou com a Reportagem que nadou muito e se divertiu pra valer.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
Localizada no coração de um dos bairros mais ricos de Marabá, a Apae atende atualmente 628 usuários, entre crianças, jovens e adultos. A instituição conta com duas piscinas, quadra poliesportiva, refeitório, salas de terapia, brinquedoteca, sala de fisioterapia, dentre outras.
Os atendimentos são realizados de formas distintas e com horários agendados, em dias alternados. A Apae não comporta todos aqueles que a procuram, a demanda é grande. Aqueles que não consegue uma tão almejada vaga, são colocados em uma fila de espera. (Luciana Araújo)