Correio de Carajás

Com insatisfação popular, Tião manda retirar projeto de mudança nas folhas da Nova Marabá

DILÚVIO DE RECLAMAÇÕES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O prefeito municipal de Marabá, Tião Miranda, enviou oficio à Câmara na sessão desta quarta-feira, 19, solicitando a retirada em definitivo do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo municipal de nº 42/2020, que denomina e altera nomes de vias urbanas localizadas no núcleo Nova Marabá, com a junção das folhas e renomeação dos bairros, com nome de frutas e alteração dos nomes das vias urbanas, usando nome de pássaros da América do Sul.

O projeto ganhou grande destaque e causou polêmica junto à população, visto que mexia com a história e cultura da cidade. A Câmara, por intermédio da Comissão de Administração, Serviços, Segurança Pública e Seguridade Social, realizou uma live, com a participação do secretário de Mineração, Indústria e Comércio de Marabá, Ricardo Pugliese, e um representante da sociedade civil organizada, para debater e expor o assunto ao grande público, para que tomasse conhecimento do que tratava o projeto.

Posteriormente a isso, o Poder Legislativo de Marabá deu início a uma Consulta Pública para que a população pudesse opinar e dar sugestões sobre o projeto.

Leia mais:

Alguns vereadores se posicionaram sobre o assunto durante a sessão. O vereador Coronel Araújo parabenizou o prefeito pela retirada do projeto, pois diante da polêmica, era necessário ouvir o clamor da população.

O vereador Ilker Moraes destacou que a sociedade demonstrou que não queria que houvesse a mudança no nome das ruas e das Folhas do Núcleo Nova Marabá. “Estamos cumprindo o nosso papel, que é o de ouvir a sociedade. Muitos projetos são pensados por pessoas que não conhecem a realidade e o interesse da comunidade. Esse projeto fere a nossa cultura e identidade enquanto moradores da cidade”, lamentou.

Por fim, o vereador ainda colocou que mesmo com a retirada em definitivo do projeto, a Consulta Pública continuará no ar, porque precisa dar uma resposta à sociedade, e para que o Governo Municipal entenda qual a opinião e posicionamento da população.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, salientou que ele e a vereadora Vanda Américo estiveram na última sexta-feira, em reunião com o prefeito, 14, para falar sobre o sentimento dos vereadores e da população em relação ao projeto. De acordo com o presidente da Câmara, foi aí que o gestor acionou o procurador geral do município solicitando a retirada do projeto.

Para o vereador Pedrinho Corrêa, a consulta popular realizada pelo Poder Legislativo tem sido de fundamental importância porque através dela se passou a ouvir de fato as pessoas e perceber o que elas não queriam a mudança. “A consulta continuará para subsidiar o Executivo, através de informações e dizer o que a população pensa sore o tema”.

A Consulta Pública já contou com a participação de duas mil trezentos e cinquenta e sete pessoas e segue no site da Câmara para a participação popular até o dia 3 de junho.

Comentários

Mais

Uepa abre inscrições para novo processo seletivo

Uepa abre inscrições para novo processo seletivo

AUniversidade do Estado do Pará (Uepa) inicia nesta quarta-feira (16) as inscrições ao novo Processo Seletivo 2021 (Prosel 2021-2), para…
IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal

IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (16) o novo mapa da Amazônia Legal para 2020, com base…
Por que o dólar caiu, mas a gasolina e o diesel continuam subindo?

Por que o dólar caiu, mas a gasolina e o diesel continuam subindo?

O dólar vem se desvalorizando em relação ao real e acumula perdas de 3,74% em 2021 (de 4 de janeiro…
SAMU faz cerca de 700 atendimentos por mês em Marabá

SAMU faz cerca de 700 atendimentos por mês em Marabá

É difícil imaginar um acidente de trânsito com vítima e não lembrar de chamar o Serviço de Atendimento Móvel de…
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira (16), os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos…
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021, para a importação excepcional…