O prefeito municipal de Marabá, Tião Miranda, enviou oficio à Câmara na sessão desta quarta-feira, 19, solicitando a retirada em definitivo do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo municipal de nº 42/2020, que denomina e altera nomes de vias urbanas localizadas no núcleo Nova Marabá, com a junção das folhas e renomeação dos bairros, com nome de frutas e alteração dos nomes das vias urbanas, usando nome de pássaros da América do Sul.
O projeto ganhou grande destaque e causou polêmica junto à população, visto que mexia com a história e cultura da cidade. A Câmara, por intermédio da Comissão de Administração, Serviços, Segurança Pública e Seguridade Social, realizou uma live, com a participação do secretário de Mineração, Indústria e Comércio de Marabá, Ricardo Pugliese, e um representante da sociedade civil organizada, para debater e expor o assunto ao grande público, para que tomasse conhecimento do que tratava o projeto.
Posteriormente a isso, o Poder Legislativo de Marabá deu início a uma Consulta Pública para que a população pudesse opinar e dar sugestões sobre o projeto.
Leia mais:Alguns vereadores se posicionaram sobre o assunto durante a sessão. O vereador Coronel Araújo parabenizou o prefeito pela retirada do projeto, pois diante da polêmica, era necessário ouvir o clamor da população.
O vereador Ilker Moraes destacou que a sociedade demonstrou que não queria que houvesse a mudança no nome das ruas e das Folhas do Núcleo Nova Marabá. “Estamos cumprindo o nosso papel, que é o de ouvir a sociedade. Muitos projetos são pensados por pessoas que não conhecem a realidade e o interesse da comunidade. Esse projeto fere a nossa cultura e identidade enquanto moradores da cidade”, lamentou.
Por fim, o vereador ainda colocou que mesmo com a retirada em definitivo do projeto, a Consulta Pública continuará no ar, porque precisa dar uma resposta à sociedade, e para que o Governo Municipal entenda qual a opinião e posicionamento da população.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, salientou que ele e a vereadora Vanda Américo estiveram na última sexta-feira, em reunião com o prefeito, 14, para falar sobre o sentimento dos vereadores e da população em relação ao projeto. De acordo com o presidente da Câmara, foi aí que o gestor acionou o procurador geral do município solicitando a retirada do projeto.
Para o vereador Pedrinho Corrêa, a consulta popular realizada pelo Poder Legislativo tem sido de fundamental importância porque através dela se passou a ouvir de fato as pessoas e perceber o que elas não queriam a mudança. “A consulta continuará para subsidiar o Executivo, através de informações e dizer o que a população pensa sore o tema”.
A Consulta Pública já contou com a participação de duas mil trezentos e cinquenta e sete pessoas e segue no site da Câmara para a participação popular até o dia 3 de junho.