Correio de Carajás

Com desemprego em alta, cresce número de MEIs em Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o desemprego em alta, número de MEI’s (Microempreendedores Individuais) cresceu bastante no País em 2018. Em Marabá, o atendimento realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo aumentou sobremaneira entre 2017 e 2018.

Esta é uma das notícias repassadas pelo titular da SICOM, Ricardo Pugliese, ao apresentar um balanço das ações realizadas pela pasta nos no último biênio aos vereadores de Marabá. A reunião aconteceu na última quinta-feira, 28 de março, na Sala de Comissões da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, disse que a Sicom se diferencia das demais pela prática de apresentar seu plano de metas de ações e mostrar o que já foi implementado, assim como o que está em curso.

Leia mais:

O secretário Ricardo Pugliese lembrou que no início da atual gestão foi necessário implementar uma legislação para que fosse possível criar empregos novos e fomentar a economia e o comércio. “Essa é uma preocupação que foi trabalhada por nossa equipe. Dando apoio, por exemplo, ao micro empreendedor individual (MEI), com a lei complementar de apoio a microempresas, com tratamento diferenciado ao MEI no município, tudo com o apoio do Sebrae” contou.

Pugliese ainda enumerou várias ações da SICOM que foram desenvolvidas com muito êxito e com reflexo positivo para a sociedade. “Reativamos a Sala do Empreendedor, que também é um mecanismo criado pelo Sebrae. Empresários chegam em Marabá e são acolhidos, recebendo todas as informações que desejarem. Atendemos 65 micro empreendedores individuais em 2017 e 1.150 em 2018, com um crescimento significativo”, celebra.

Ele ainda citou o Programa Pará Profissional, que faz o levantamento junto aos empresários sobre a mão de obra necessária e deficitária no município e provoca o Governo do Estado para que forneça treinamento e a qualificação específica para o atendimento da demanda. Também foi realizado o Censo Empresarial – que faz um raio-X das empresas instaladas em Marabá – e produziu o Guia do Investidor, que armazena e dispõe de todos os dados do município, incluindo negócios atuais e futuros empreendimentos.

Outro ponto muito abordado pelo secretário foi a inanição do Distrito Industrial de Marabá (DIM), que na visão dele teve evolução mínima. Para Pugliese, pode acontecer a municipalização de parte do Distrito Industrial. “Quem quer investir pede sempre apoio do município em forma de contrapartida. Assim, conseguiríamos atrair investidores”, pondera.

Pedro Corrêa parabenizou e falou que o relatório de ações e metas deveria ser copiado por outras secretarias, com o levantamento completo das ações desenvolvidas nos primeiros dois anos de gestão.

Pedrinho lembrou que na próxima semana o governador Helder Barbalho estará em Marabá e, para ele, é preciso pautar uma agenda mínima do município para ser executada pelo Estado, com questões importantes para a região e Marabá. (Da redação)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…