Correio de Carajás

Com chef suspenso por guindaste, cidade do RS bate recorde de maior pizza do Brasil

Chef foi suspenso supenso para abrir a massa e distribuir os ingredientes (Reprodução/@festipizza/Instagram)

A cidade de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, agora é detentora do recorde de maior pizza do Brasil: a conquista foi oficializada nesse sábado (3), quando o chef Igor Cândido fez o prato de 442 kg, com 5 mil fatias, precisando até ser supenso por um guindaste para abrir a massa e distribuir os ingredientes sobre a pizza.

O recorde foi atestado pela organização Rank Brasil no Festipizza, evento promovido pela prefeitura da cidade e pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Serafina Corrêa (ACISCO). Antes, a detentora era uma pizza da 167 kg feita pela Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS), em Esteio.

O chef Igor Cândido foi escolhido para selar a conquista por ser bicampeão brasileiro de pizzarias, além de ter conquistado o 24° lugar no Mundial da Pizza na Itália e o 6° lugar no Campeonato Sul Americano. Em 2024, ele vai disputar o Campeonato Mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, e em Parma, na Itália.

Leia mais:

Receita da pizza

De acordo com a prefeitura, a maior pizza do Brasil já tem nome: “Pizza Dona Fifina”, em homenagem a Serafina Corrêa, a mulher que deu nome ao município.

A finalização do “super prato” começou às 6h da manhã nesse sábado, na praça Piazzetta San Marco, no Centro da cidade. Os preparativos já haviam começado na última quinta-feira (1°), com mais de 20 pessoas envolvidas na produção.

Prato começou a ser preparado dias antes (Reprodução/@festipizza/Instagram)

A pizza foi montada em uma forma redonda de metal medindo 7 metros de diâmetro e cozida na própria estrutura, com fogareiros a gás por baixo.

O chef usou aproximadamente 150 quilos de massa, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo mussarela ralado, 100 quilos de calabresa e quatro quilos de manjericão. A pizza é feita de uma massa italiana de longa fermentação, utilizando fermento natural.

Para abrir a massa, o pizzaiolo foi suspenso por um guindaste, controlando a cocção e a colocando cada item da cobertura. A finalização foi feita com maçarico.

(Fonte: BHAZ)