Correio de Carajás

Com apoio do Centro Pulitzer, Mostra de cinema itinerante chega a Imperatriz, Marabá e Rondon do Pará

Evento promove discussões sobre conscientização ambiental e desafios enfrentados pelos povos da floresta

Cacique Kátia Silene é uma das personagens do documentário “Pisar Suavemente na Terra”

A mostra de cinema itinerante Histórias da Amazônia acontecerá em Imperatriz, Marabá e Rondon do Pará nos dias 10, 13 e 14 de dezembro, respectivamente. O evento é fruto da parceria entre o Centro Pulitzer, a Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), com a coordenação das professoras Karolina Calado (Unifesspa) e Elaine Javorski (UFMA) e Maria Rosa Darrigo (Centro Pulitzer), com apoio da servidora da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) da Unifesspa, Claudiana Guido. A mostra reúne filmes e debates sobre os desafios ambientais e sociais da Amazônia, com foco na mineração e nas ameaças aos povos da floresta.

As exibições acontecerão em locais estratégicos nas três cidades, promovendo a aproximação do público com as questões em debate. Em Imperatriz, o Cine Star será o palco das sessões; em Marabá, o auditório do SESC recebe o evento; e em Rondon do Pará, o evento será realizado no auditório externo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

A programação está dividida em duas sessões: Mineração e Ameaças aos Povos da Floresta. Cada sessão será seguida de debates com a participação de especialistas e lideranças locais. Em Marabá, o evento contará com a presença da cacica Kátia Akrãtikatêjê, da Aldeia Mãe Maria – Povo Gavião, do professor Dr. Bruno Malheiro, da Faculdade de Educação do Campo da UNIFESSPA (Fecampo), de Charles Trocate do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e do professor Dr. Fernando Michelotti (FCAM). Em Rondon do Pará, as discussões contarão com a participação da advogada e ambientalista Claudelice Santos (Instituto Zé Cláudio e Maria) e do professor Dr. Marcos Alexandre Pimentel (Faculdade de Geografia). Em Imperatriz, o evento terá como debatedor o jornalista Daniel Camargos, que trará sua experiência com o jornalismo investigativo e com os temas abordados na mostra.

Leia mais:

O evento também inclui um projeto piloto de conscientização ambiental nas escolas, coordenado pela bióloga Tatiana Novaes Vetillo e executado pela jornalista e mestranda em Comunicação pela UFMA, Camila Gusmão, e pela pedagoga Ruth Santana, que aborda temas sobre o meio ambiente e as ameaças à região amazônica. A ação acontece em Marabá e Rondon do Pará.

A Mostra Histórias da Amazônia visa engajar a população local em discussões essenciais para a preservação e valorização da Amazônia. Para a professora Elaine Javorski, é também a oportunidade de unir forças e firmar parcerias. “O trabalho conjunto entre as universidades da região é muito importante tanto para o intercâmbio de conhecimento quanto para o fortalecimento dos cursos de Jornalismo do interior. O apoio do Pulitzer Center para essas atividades traz visibilidade para a problemática local e nos ajuda a despertar o sentimento de pertencimento à região amazônica”.

A crescente ameaça à Amazônia e seus impactos ambientais e sociais têm sido um tema central de discussão em diversos círculos acadêmicos e institucionais. Em meio a esse cenário urgente, Maria Rosa Darrigo, gerente de programas do Pulitzer Center, destaca a relevância de iniciativas que promovem o diálogo e a reflexão conjunta sobre o futuro da região. “Nós estamos modificando a Amazônia de tal modo que ela pode deixar de existir. A partir dessas reflexões, implementamos eventos como a Mostra, realizada juntamente com algumas das principais universidades e organizações locais, para a gente pensar junto com estudantes e professores, sobre todos esses problemas sociais e ambientais e quais são as ferramentas que temos para lidar com eles e propor caminhos em conjunto”, afirma.