O número de mortes causadas pelo novo coronavírus subiu para 27 em Marabá, de acordo com a prefeitura em informe epidemiológico revelado na noite desta sexta-feira (8). Os dados apontam, ainda, que o município soma 170 diagnósticos da doença no total.
Na comparação com esta quinta-feira (7), foram contabilizados 22 novos casos e uma morte causada pela covid-19 em Marabá. A vítima fatal é um homem de 63 anos sem doenças preexistentes (comorbidades) declaradas.
Em 24 horas, o número de pacientes que contraíram a doença cresceu 14,2%. Do total de infectados, 92 estão em isolamento domiciliar, 17 estão internados, sete estão na UTI e 27 receberam alta. A taxa de recuperação na cidade está calculada em 15,8%, mesmo índice de letalidade. Há, ainda, 53 casos descartados e 21 sob análise.
Leia mais:No fim da tarde, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou, via Twitter, que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções estava atendendo 23 pacientes. Desde a sua inauguração, 47 já foram assistidos e 18 receberam alta.
SUPERLOTAÇÃO
Em vídeo disseminado nas mídias instantâneas, a médica cirurgiã Tatiana Carvalho pondera que Marabá alcançou a fase crítica de assistência à covid-19, posto que os hospitais do município vivem estado de superlotação, ao passo que o número de infectados aumenta.
De acordo com a médica, além da rede hospitalar abarrotada de pacientes graves ou com sintomas, outro desafio é barrar a subnotificação, que ocorre quando o número de casos apresentados é inferior à realidade.
ISOLAMENTO
Na quinta-feira (7), a taxa de isolamento social em Marabá atingiu 41,8%, medição mais atualizada da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), repartição da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
A nova indicação mostra que a população passou a obedecer às medidas de restrição, visto que na quarta-feira (6) o índice era de 41% na cidade. A taxa ainda está distante da meta de 70%.
SITUAÇÃO NO PARÁ
O Pará registrou 86 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta sexta-feira (8), e o número total subiu para 488 desde o início da pandemia. Ao todo, são 6.519 casos confirmados da doença no estado. O índice de letalidade é de 8,8%.
O mais recente boletim da Sespa aponta, ainda, 2.735 casos descartados, 548 em análise e 3.525 pacientes que se recuperaram da doença. Isto representa 54% do total de infectados. (Da Redação)