O trem de passageiros mais longo do mundo – um conjunto de 100 vagões conectados medindo quase dois quilômetros – serpenteou por paisagens de tirar o fôlego nos Alpes suíços no sábado.
A Ferrovia Rhaetian (RhB) anunciou que bateu o recorde mundial do trem de passageiros mais longo, em um evento que marca o 175º aniversário do famoso sistema ferroviário da Suíça.
O trem de 1.910 metros, composto por 25 trens de várias unidades separáveis, ou 100 vagões, viajou pelos Alpes no cantão suíço de Graubunden.
Leia mais:— Para mim, isso é apenas a perfeição suíça — disse o chefe do RhB, Renato Fasciati, ao feed ao vivo do Blick Daily do evento, enquanto o longo trem vermelho serpenteava lentamente pela paisagem montanhosa.
Embora existam trens de carga mais longos, com alguns medindo mais de três quilômetros, o evento de sábado apresentou de longe o trem de passageiros mais longo já executado.
Era várias centenas de metros mais longo do que um trem que detinha o recorde anterior não oficial, na Bélgica na década de 1990, disse um porta-voz do RhB à AFP.
Com um sol deslumbrante refletindo em seu brilhante teto prateado e com uma placa de destino digital na frente onde se lê “Alpine Cruise”, o trem transportava 150 passageiros.
Patrimônio Mundial
Tomou a espetacular rota em espiral Albula/Bernina, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, cobrindo os quase 25 quilômetros de Preda a Alvaneu em menos de 45 minutos.
Cerca de 3.000 pessoas que compraram passagens cobiçadas assistiram à viagem em uma tela gigante montada perto de Bergun, na metade da jornada histórica.
Outros se alinhavam nas estradas e caminhos da montanha, aplaudindo enquanto o trem gigante serpenteava lentamente entre as árvores coloridas de outono.
Ele serpenteava por 22 túneis helicoidais e atravessava 48 pontes ao longo do caminho, incluindo o majestoso Viaduto Landwasser, elevando-se 65 metros sobre a ravina abaixo.
A mídia suíça transmitiu imagens aéreas mostrando o trem em vários níveis simultaneamente, com o focinho saindo de um túnel enquanto os vagões mais atrás deslizavam por outros.
A estrada até os vários mirantes estava fechada ao tráfego, mas muitos caminhavam ou pedalavam pela encosta da montanha em busca da melhor vista.
E enquanto o trem descia uma montanha, um bando de pessoas em bicicletas tentava segui-lo em um caminho paralelo.
Poucos países têm uma rede ferroviária tão densa quanto a Suíça, famosa por seus trens pontuais.
O rico país alpino viu a partida de seu primeiro serviço de trem em 9 de agosto de 1847, ligando Zurique a Baden, 23 quilômetros a noroeste – uma viagem que levou 33 minutos.
(Fonte: Extra)