Vila Rica, Jardim Canadá, Cidade Jardim, Betânia, Tropical e Complexo VS-10. O que estes bairros de Parauapebas têm em comum? Todos estão sofrendo há dias sem a coleta de lixo, responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) da Gestão Darci Lermen. Em meio a uma pandemia do coronavírus e uma crise causada por um surto de gripe, a prefeitura do município acumula mais um problema na saúde pública.
Andressa Barreto, gerente de uma padaria na Rua Espanha, no Bairro Vila Rica, relata que “é a segunda vez” que o serviço de coleta de lixo não passa pelo local, obrigando o estabelecimento a pagar por um transporte alternativo que leve os dejetos até o Aterro Municipal de Parauapebas.
Isaías Glória, vigilante noturno e também morador do Vila Rica, também está com lixo de casa acumulado e reclama que os órgãos de Parauapebas estão negligenciando o problema da falta de coleta de lixo. Ele ainda correlacionou outros problemas de saúde do município, dizendo que “quando os caminhões de lixo não passam nos devidos dias, o acúmulo de lixo pode causar doenças à população”.
Leia mais:Por meio do “Whatsapp do Fala”, do Fala Cidade, programa jornalístico da TV Correio, a redação recebeu mais denúncias do descaso com o lixo em Parauapebas, com relatos que contam que moradores têm se juntado para fazer como Andressa: pagar um alto valor, proveniente de férias e 13º salário, para pagar um serviço particular que faça o que a gestão pública tem a obrigação de fazer.
PROBLEMAS DE CHUVA
Em nota oficial requisitada pelo portal, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas relatou que o principal problema que tem causado a ausência da coleta de lixo é “porque as fortes chuvas prejudicaram a locomoção dos caminhões coletores de lixo até o Aterro Municipal”.
A nota também pontua que um “rearranjo logístico” está sendo elaborado pela empresa prestadora de serviços responsável pela coleta, e contratada pela Semurb, ainda que mais detalhes de como esse rearranjo se dará não tenham sido apresentados.
Especificamente sobre a falta de coleta no Complexo VS-10, que entre muitos problemas de infraestrutura sofre com ruas de terra batida, sem asfalto, a prestadora afirma que irá providenciar “veículos específicos com tração nas quatro rodas, para trafegarem nas áreas de difícil acesso e realizarem a coleta”, resolvendo um problema enquanto se esquiva de outro.
A nota é finalizada atestando que o serviço já está sendo normalizado nos outros bairros afetados pela ausência da coleta. (Juliano Corrêa – com informações de Ítalo Almeida)