Ocorreu no último sábado (15), a reunião da direção do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio) com os pais ou responsáveis pelos alunos da primeira unidade militar de ensino de Marabá. O evento recebeu 800 pessoas.
A convocação dos pais para participarem da reunião foi necessária tendo em vista o início das atividades escolares neste ano. Foi realizada a apresentação dos professores, explanadas sobre as formas de avaliação e a apresentação da equipe militar que comporá o quadro dos servidores.
Durante a reunião, foi apresentado o currículo escolar dos alunos, que parte do acompanhamento das atividades pedagógicas previstas no Projeto Político-Pedagógico do Colégio. Haverá a inclusão de práticas pedagógicas militares abordando temas como: Cidadania, Ética, Civismo, Hierarquia e Disciplina, dentre outros.
Leia mais:De acordo com o secretário adjunto de educação, Orlando Morais, na reunião também foi entregue o manual do aluno aos pais e responsáveis. Nele, consta todas as diretrizes de trabalho tanto pelo que é responsabilidade dos alunos quanto da escola.
“Na reunião também discutimos como os pais devem contribuir para a escola. Recebemos 800 pais e responsáveis. Foi um encontro muito importante e interessante. Tivemos a presença do Comandante da PM, a direção da escola e a gente da secretaria de Educação”, explicou.
Capacitação de militares
Uma turma de 50 policiais militares lotados no 4º Batalhão da Polícia Militar em Marabá passou, na semana passada, por capacitação para participar das atividades no CMRio. As instruções foram realizadas no auditório da Escola Municipal José Mendonça Vergolino
O coronel Carlos Emílio de Sousa Ferreira, Assessor Técnico do Comandante Geral da PMPA, explica que a criação de uma segunda turma de formação do curso de supervisores militares era necessária, porque objetiva capacitar os policiais ao trabalho junto ao CMRio e, ainda, aumentar o efetivo para atender à demanda que está surgindo, em função do acordo de cooperação e convênio assinados em parceria com a Prefeitura de Marabá.
O curso é dividido em três módulos, com 90 horas/aulas e realizado pelo Centro de Capacitação em Prevenção da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMPA, que tem como Diretor o Cel. Paulo Brito. Na primeira etapa foi desenvolvida a apresentação Geral do Projeto Colégio Militar e do Curso de Supervisão Militar Educacional e Concepções Gerais da Educação. (Karine Sued)