Correio de Carajás

CMRio forma mais 137 alunos no Ensino Médio em Marabá

Os mais de 130 estudantes concluíram o Ensino Médio, levando valores e conhecimento/Fotos: Josseli Carvalho

A noite desta quinta-feira (19) foi especial para 137 estudantes do Ensino Médio e para seus familiares. Trata-se da formação de turmas do Colégio Sob Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), em Marabá. O evento aconteceu no Centro de Convenções, com a presença de diversas autoridades.

Anfitrião da noite, o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, observa que a formatura é mais uma prova de que o Governo do Estado tem cumprido seu papel na educação, fortalecendo parcerias como esta, que funciona num elo entre prefeitura e Polícia Militar.

“É um momento importante para os estudantes, para a família e para toda a sociedade”, destacou Chamon, acrescentando que no ICMRio o aprendizado e a disciplina andam juntos.

Leia mais:

Ele pondera que, evidentemente, nem todos os estudantes vão seguir carreira militar, mas todos guardam os ensinamentos, a formação e a preparação para a vida, como cidadãos de bem e ajudando no desenvolvimento das famílias e da sociedade.

Autoridades presentes à cerimônia destacam parceria do Estado com o município

DA ÁGUA PRO VINHO

Também presente à cerimônia, o coronel Batista, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional –, lembra que quando chegou a Marabá, cerca de duas décadas atrás, havia várias ocorrências nesta mesma escola, localizada na Folha 13 (Nova Marabá). A estrutura era precária e o ambiente propício para a marginalidade. Mas desde que a escola passou ser cívico-militar, tudo mudou. “A Escola Cívico-Militar atua na prevenção primária”, explica.

O coronel pontua que os estudantes estão levando consigo não apenas conhecimento técnico, mas também conceitos de hierarquia, disciplina, obediência, valores e regras. “São jovens aptos a desenvolver sua civilidade no município e logo mais estarão alcançando o nível superior”, afirma o oficial, acrescentando que esse momento mostra que a coisa correta está sendo feita.

“CAMINHOS DE PROSPERIDADE”

“A Polícia Militar, junto com a sociedade, com a educação, trilha caminhos de prosperidade para nossa região”, assegura Batista, ao observar que o Estado tem melhorado o ranking da Educação e o CMRio acompanhou esses avanços.

De fato, o CMRio é a sexta melhor escola do Pará, oferecendo atividades no contraturno, como oficinas de matemática, de xadrez e também em outras áreas. Com isso, os resultados aparecem na boa pontuação do ENEM e, consequentemente, no ingresso dos estudantes em faculdades.

 

CONHEÇA

A transformação do antigo CAIC em Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio) aconteceu em 2018, com parceria entre Prefeitura de Marabá e governo do Estado, através do 4º Batalhão de Polícia Militar. Coube à Prefeitura estruturar o espaço físico e fazer a aquisição dos uniformes de alunos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

O CMRio, em Marabá, tem sete supervisores militares que acompanham os alunos diariamente. A parte cívica da escola é relacionada à responsabilidade dos alunos, o que é considerado importante para a aprendizagem.

(Chagas Filho, com informações de Josseli Carvalho)