Doze vereadores e um destino: conquistar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá. E eles conseguiram, apesar da pressão do Poder Executivo para indicar o presidente e os cinco demais membros da Mesa Diretora.
O vereador Ilker Moraes (MBD) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Marabá para o biênio 2025-2026. Em uma votação acirrada – porém, sem surpresas – ele recebeu a maioria dos votos (total de 12), contra 9 da chapa liderada por Cabo Rodrigo (PL), apoiado pelo prefeito Toni Cunha.
Antes do início da votação, houve um impasse entre as chapas para que a votação acontecesse em uma sala fechada e não na tribuna, como é feito a cada dois anos.
Leia mais:Os demais membros da nova Mesa Diretora são Pedro Corrêa (primeiro vice-presidente); Marcelo Alves (segundo vice-presidente); Vanda Américo (primeira secretária); Maiana Stringari (segunda secretária); e Dra. Cristina Mutran (terceira secretária).
Esse foi o primeiro revés de Cunha, logo no início do seu mandato, ao não conseguir articular alguém do seu campo político na Presidência.
O início da sessão de posse foi conduzido pela vereadora Cristina Mutran, como mais idosa. Logo após a eleição, Ilker foi empossado e passou a conduzir a sessão, que ainda dará posse ao prefeito e vice do município.